Comércio no Paraná avança 1,6% no primeiro semestre de 2023


Redação com AEN

Nesta quarta-feira (9), foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que as vendas no comércio do Paraná cresceram 1,6% de janeiro a junho de 2023 na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado foi apresentado na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). 

O índice se refere ao comércio ampliado, que engloba todos os segmentos do varejo. Segundo a pesquisa, a receita nominal do setor também cresceu no período, com alta de 6,1% no primeiro semestre do ano na comparação com os seis primeiros meses de 2022. Nos últimos 12 meses, o aumento é ainda maior: 7,4%.

Considerando apenas o resultado do mês de junho deste ano, em comparação com o mesmo mês do ano passado, o Paraná teve o maior aumento no volume de vendas da região Sul do Brasil, com alta de 3,5% na comparação com o mesmo mês em 2022. No mesmo recorte temporal, Santa Catarina registrou alta de 2,8% e Rio Grande do Sul, 2,1%.

Sem levar em conta o comércio de veículos, peças e materiais de construção, o comércio paranaense cresceu 0,6% no acumulado de janeiro a junho de 2023.

NACIONAL – De acordo com o IBGE, o varejo ampliado acumula alta de 4% no primeiro semestre de 2023 com relação ao igual período de 2022. No acumulado dos últimos 12 meses, o varejo registrou evolução de 8,4%. 

Anterior Copel alerta sobre risco de balões na rede elétrica
Próximo Julho registra queda de 1% na deflação dos alimentos no Paraná