Comunidade de Vargem Grande recebeu Pinhais Cidadã no último sábado


População recebeu uma série de atendimentos durante todo o dia na Escola Municipal Guilherme Ceolin – Imagem: Prefeitura de Pinhais/Divulgação

No último sábado, dia 30 de novembro, a prefeitura de Pinhais, em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), o Fórum Civil de Pinhais e a OAB/PR, realizou mais uma edição do Pinhais Cidadã. O programa municipal leva uma série de serviços à população de diferentes regiões da cidade. Desta vez, a comunidade de Vargem Grande participou do evento, na Escola Municipal Guilherme Ceolin. Durante todo o dia, as pessoas receberam atendimento jurídico, emissão de RG (Carteira de Identidade Nacional) e diversas outras ações promovidas pelos servidores.

Instituído pela pela lei municipal 2931/2023, o Pinhais Cidadã tem o objetivo de levar serviços à comunidade e estimular a participação social de lideranças comunitárias e organizações representativas. A feira de serviços teve a participação das variadas secretarias da prefeitura, que ofereceram inclusão e atualização do Cadastro Único, serviços de educação no trânsito, teste rápido para sífilis/HIV/hepatites B e C, cadastro de castração de cães e gatos, cadastramento para Central de Vagas da rede municipal de ensino, consulta de vagas de emprego, cadastro do Armazém da Família, entre outros.

O início dos trabalhos contou com a presença da prefeita Rosa Maria, que enalteceu a parceria dos agentes públicos para a realização do evento. “São muitas secretarias aqui envolvidas e só por isso eu já quero agradecer muito, pois precisamos sempre nos integrar mais para fazer mais. Quero aqui cumprimentar e agradecer a PCPR, a parceria com o Governo do Estado, porque isso é fundamental. O Pinhas Cidadã só acontece porque existe essa mão de vocês estendida sobre o município de Pinhais. Essa é a função da prefeitura, de atender as pessoas, de levar os serviços às pessoas, sobretudo dar essa acessibilidade à cidadania”, declarou.

A secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, destacou a criação do programa, que ampliou as ações de atendimento do poder público diretamente nos bairros de Pinhais. “Nós criamos aqui, junto com a Polícia Civil, uma ação, que já fazíamos todos os anos, e acabou culminando numa série de atividades que levamos até a comunidade. Nós fazemos o Justiça no Bairro, junto com a doutora Joeci Machado Camargo do Tribunal de Justiça do Paraná e o Sesc, em março, no aniversário de Pinhais. E não contente, nós criamos esse programa para levar a toda a população, saúde, meio ambiente, trânsito, urbanismo, todas as secretarias que ofertam serviços estão ali, dispostas, para que a comunidade conheça. Entre eles, o da assistência judiciária, por isso que a OAB está aqui conosco, e também a identidade, pela PCPR. Ficamos muito satisfeitos em levar o serviço e atender toda a nossa população”, finalizou.

Personagens do Trânsito

A edição do Pinhais Cidadã também marcou o lançamento das personagens do trânsito de Pinhais. As personagens Coneco, Léo, Nina, Seu Máforo, Vini e Vovô Faixa se apresentaram pela primeira vez à população, com o objetivo de levar conscientização e reforçar a educação para um trânsito mais seguro. A estreia do novo time de mascotes teve a companhia da Natalina, mascote do Natal Solidário de Pinhais, do Cachorrão e dos Heróis da Reciclagem, mascotes da Secretaria de Meio Ambiente.

Anterior Idosos ganham grande festa de fim de ano da prefeitura de Colombo
Próximo Piraquara sedia 5º Encontro de Tradições dias 12 e 13 de dezembro