No último sábado, dia 30 de novembro, a prefeitura de Pinhais, em parceria com a Polícia Civil do Paraná (PCPR), o Fórum Civil de Pinhais e a OAB/PR, realizou mais uma edição do Pinhais Cidadã. O programa municipal leva uma série de serviços à população de diferentes regiões da cidade. Desta vez, a comunidade de Vargem Grande participou do evento, na Escola Municipal Guilherme Ceolin. Durante todo o dia, as pessoas receberam atendimento jurídico, emissão de RG (Carteira de Identidade Nacional) e diversas outras ações promovidas pelos servidores.
Instituído pela pela lei municipal 2931/2023, o Pinhais Cidadã tem o objetivo de levar serviços à comunidade e estimular a participação social de lideranças comunitárias e organizações representativas. A feira de serviços teve a participação das variadas secretarias da prefeitura, que ofereceram inclusão e atualização do Cadastro Único, serviços de educação no trânsito, teste rápido para sífilis/HIV/hepatites B e C, cadastro de castração de cães e gatos, cadastramento para Central de Vagas da rede municipal de ensino, consulta de vagas de emprego, cadastro do Armazém da Família, entre outros.
O início dos trabalhos contou com a presença da prefeita Rosa Maria, que enalteceu a parceria dos agentes públicos para a realização do evento. “São muitas secretarias aqui envolvidas e só por isso eu já quero agradecer muito, pois precisamos sempre nos integrar mais para fazer mais. Quero aqui cumprimentar e agradecer a PCPR, a parceria com o Governo do Estado, porque isso é fundamental. O Pinhas Cidadã só acontece porque existe essa mão de vocês estendida sobre o município de Pinhais. Essa é a função da prefeitura, de atender as pessoas, de levar os serviços às pessoas, sobretudo dar essa acessibilidade à cidadania”, declarou.
A secretária de Assistência Social, Rosangela Batista, destacou a criação do programa, que ampliou as ações de atendimento do poder público diretamente nos bairros de Pinhais. “Nós criamos aqui, junto com a Polícia Civil, uma ação, que já fazíamos todos os anos, e acabou culminando numa série de atividades que levamos até a comunidade. Nós fazemos o Justiça no Bairro, junto com a doutora Joeci Machado Camargo do Tribunal de Justiça do Paraná e o Sesc, em março, no aniversário de Pinhais. E não contente, nós criamos esse programa para levar a toda a população, saúde, meio ambiente, trânsito, urbanismo, todas as secretarias que ofertam serviços estão ali, dispostas, para que a comunidade conheça. Entre eles, o da assistência judiciária, por isso que a OAB está aqui conosco, e também a identidade, pela PCPR. Ficamos muito satisfeitos em levar o serviço e atender toda a nossa população”, finalizou.
Personagens do Trânsito
A edição do Pinhais Cidadã também marcou o lançamento das personagens do trânsito de Pinhais. As personagens Coneco, Léo, Nina, Seu Máforo, Vini e Vovô Faixa se apresentaram pela primeira vez à população, com o objetivo de levar conscientização e reforçar a educação para um trânsito mais seguro. A estreia do novo time de mascotes teve a companhia da Natalina, mascote do Natal Solidário de Pinhais, do Cachorrão e dos Heróis da Reciclagem, mascotes da Secretaria de Meio Ambiente.