Conselho de Políticas sobre Drogas de Pinhais retoma atividades com nova diretoria


Comped reúne membros de diversas secretarias e representantes da sociedade civil para debater políticas públicas de prevenção e combate às drogas no município – Imagem: Prefeitura de Pinhais

O Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Pinhais (Comped) retomou atividades na terça-feira, dia 14 de maio, em reunião realizada com os membros na sede da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Seset). No encontro foi eleita a nova gestão da entidade, mandato 2024-2026, sendo o presidente Dorival Selbach Jr, membro governamental, e vice-presidente João Antonio Herculli, membro da sociedade civil e do Conselho da Comunidade. A reativação da entidade ocorre após um período inativo desde julho de 2022, data do último encontro.

Para dar início ao evento, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a importância dos conselhos enquanto controle social. “Este conselho precisa ser extremamente integrado às secretarias, incluindo a sociedade civil, e temos aqui muitos atores dessas áreas. São braços importantes da sociedade para de fato implementarmos políticas públicas sobre o combate às drogas, mas sobretudo políticas de prevenção. A partir do Comped temos a clareza, a condição, através do poder público e da sociedade civil organizada, em trabalharmos em função do cuidado com as pessoas”.

Os conselheiros são designados em membros governamentais – representantes do Poder Executivo Municipal – e não governamentais – representantes da Sociedade Civil Organizada –, sendo nomeados conforme o decreto municipal 459/2024. O presidente eleito do Comped, Dorival Selbach Jr, agradeceu a todas as instituições presentes, representadas no encontro. “Sou muito grato hoje por estar à frente no início desta nova jornada do Comped”, saudou.

O secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, reforçou que o trabalho voltado às questões das drogas é uma necessidade intersetorial. “Diante disso, nossas equipes tomaram à frente para retomar as atividades do Conselho, embora sempre tivéssemos ações de prevenção e combate às drogas no município por meio de palestras da Patrulha Escolar da Guarda Municipal, entre outras atividades da Secretaria. Mas percebemos que há a necessidade de ter um engajamento maior dos setores, da comunidade, com o objetivo de sempre melhorar a nossa cidade diante desse mal que ainda aflige as famílias”, pontuou.

Além da eleição dos gestores, os conselheiros também definiram a programação mensal de reuniões do Comped. O encontro contou com a participação de representantes das Secretarias de Segurança e Trânsito, Educação (Semed), Cultura, Esporte e Lazer (Semel), Saúde (Semsa) e Assistência Social (Semas), e Desenvolvimento Econômico (Semde), bem como do Conselho Tutelar e da sociedade civil, representada por entes religiosos e instituições particulares de ensino.

Serviço
Criado por meio da lei 2.210 de 2019, o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Pinhais tem como finalidade integrar-se ao esforço estadual e federal de prevenção, tratamento, reinserção, redução de danos, e repressão às drogas e dedicar-se ao pleno desenvolvimento das ações referentes à redução da demanda de drogas. O Comped tem apoio logístico da Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset). Entre em contato pelo telefone (41) 99249-2064 e e-mail [email protected] para mais informações.

Anterior Fazenda aumenta para 2,5% estimativa de crescimento do PIB em 2024
Próximo 30 mil estudantes de 198 cidades iniciam Regional 2 dos Jogos Escolares do Paraná nesta sexta-feira