CONSUMIDORES DO PARANÁ PODEM BLOQUEAR CHAMADAS DE TELEMARKETING


Cadastro para bloquear ligações de telemarketing. Mais de 600 mil números registrados. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Consumidores podem bloquear ligações indesejadas pelo CBRLT, sistema da Celepar e Procon-PR, com 351.716 usuários ativos. Desde 2009, paranaenses têm o direito de bloquear chamadas de telemarketing, e mais de 600 mil números já foram registrados.

O secretário Santin Roveda critica o telemarketing abusivo, que causa incômodo e pode prejudicar chamadas importantes.

O processo para se cadastrar é simples e gratuito. Os interessados podem acessar o site do Procon-PR, ligar para o número 0800 41 1512 ou comparecer presencialmente a uma das sedes do órgão no estado. Após o registro, o consumidor pode incluir quantos números desejar para bloqueio.

A lei estabelece que as empresas têm até 30 dias para cessar as chamadas após o registro. Caso as ligações persistam, é possível registrar uma reclamação no Procon-PR. Dependendo da gravidade e reincidência, as multas podem variar de R$ 900 a R$ 12 milhões.

Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, reforça a importância de reunir informações ao fazer a denúncia. “É fundamental que o consumidor registre data, hora, nome da empresa, número de telefone e, se possível, o nome do operador para que possamos tomar as medidas cabíveis.”

O cadastro estadual está integrado ao sistema nacional de bloqueio de chamadas da Anatel, o “Não Me Perturbe”. Assim, consumidores registrados no sistema estadual automaticamente têm suas informações vinculadas ao serviço nacional.

Gustavo Garbosa, da Celepar, destaca o sistema como uma solução simples para aliviar incômodos e proteger a privacidade dos paranaenses.

O usuário pode encerrar o bloqueio ou autorizar ligações de certos serviços. Entidades filantrópicas não são afetadas.

Empresas, inclusive de outros estados, podem consultar números bloqueados no CBRLT. Mais de 2 mil empresas estão registradas.

O sistema tem se mostrado uma ferramenta eficaz para garantir mais tranquilidade aos consumidores, promovendo uma relação mais respeitosa entre empresas e cidadãos.

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