Estão abertas as inscrições para a nova chamada pública da Copel, que financiará projetos de economia de energia por meio da substituição de equipamentos. O edital, disponível em www.copel.com, oferece R$ 50 milhões pelo Programa de Eficiência Energética, regulado pela Aneel, com prazo para submissão até 3 de março de 2025.
Os valores serão destinados à troca de lâmpadas, maquinário industrial e outros equipamentos elétricos, desde que a substituição proporcione ganhos comprovados em eficiência energética. Projetos que envolvam a instalação de sistemas de geração própria de energia também poderão ser submetidos, por clientes que não sejam atendidos pelo mercado livre de energia e que já tenham implementado todas as possibilidades de otimização no consumo.
A Chamada Pública PEE COPEL 009/2024 está aberta a diversas categorias, incluindo órgãos públicos, municípios interessados em modernizar sua iluminação pública, propriedades rurais, áreas comuns de condomínios, clientes comerciais e industriais. Pedidos de esclarecimento sobre o edital podem ser encaminhados ao Portal do Proponente até 02 de janeiro de 2025.
Segundo Rafael Radaskievicz, gerente de Projetos Especiais da Copel, a eficiência energética traz benefícios econômicos imediatos e, a longo prazo, contribui para a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade do setor produtivo.
Apoio ao uso consciente – O Programa de Eficiência Energética da Copel, com mais de R$ 550 milhões investidos, busca incentivar o uso consciente de energia e combater o desperdício, por meio de projetos que melhoram a eficiência energética em diversos setores.
Educação para a eficiência – Os projetos incluem capacitação para promover o consumo consciente, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste semestre, a Copel realizou a Olimpíada de Eficiência Energética, com 8 mil estudantes participantes e 492 medalhistas no Paraná.