Corpo de Bombeiros alerta para o risco de soltar balões inflamáveis


Os balões são feitos de tecidos como estopa, papel e materiais inflamáveis ??como querosene e álcool, além de ser crime para todos os envolvidos (quem fabrica, vende, transporta ou solta) Podem causar grandes incêndios e danos irreparáveis ??às residências e ao meio ambiente. O alerta veio do Corpo de Bombeiros do Paraná.

Balões carregam pequenos fogos que se movem de acordo com a direção do vento sem controle de parada. Eles viajam longas distâncias até chegarem inevitavelmente ao solo. Quando pousam nos telhados, podem incendiar as casas e causar grandes tragédias. Se o acidente ocorrer na rede, pode causar curtos-circuitos e apagões. Eles também podem destruir grandes áreas de floresta.

O artigo 42 da Lei nº 9.605 de 1998 torna crime ambiental produzir, transportar, vender ou soltar balões que possam causar incêndio, punível com detenção de 1 a 3 anos e multa.

Além de não soltar os balões, o Corpo de Bombeiros está pedindo à população que colabore com as denúncias, que podem ser feitas anonimamente pelo telefone 181 (por telefone ou pelo portal da web), ou até 190 da Polícia Militar, se for possível fazer flagrante.

 

Em caso de emergência, incêndio ou acidente envolvendo balões, o corpo de bombeiros deve ser contatado pelo 193.

Anterior Corpo encontrado em estado de putrefação na região rural de Colombo.
Próximo Colombo é o multicampeão na Fase Regional dos Jogos Abertos do Paraná 2022