CURITIBA CELEBRA 203 ANOS DA INDEPENDÊNCIA COM DESFILE CÍVICO-MILITAR


Autoridades civis e militares prestigiaram o evento, que reuniu 6,5 mil participantes e reforçou valores de união, civismo e patriotismo. Foto: Arnaldo Neto/AEN

Milhares de pessoas participaram neste domingo (7), em Curitiba, do desfile cívico-militar em comemoração aos 203 anos da Independência do Brasil. Autoridades civis e militares prestigiaram o evento, que reuniu 6,5 mil participantes e reforçou valores de união, civismo e patriotismo.

O vice-governador Darci Piana participou da cerimônia ao lado do general Ricardo José Nigri, comandante da 5ª Divisão do Exército, que abriu o desfile a bordo de um Blindado Guarani após a revista das tropas. “Este belo desfile relembra a todos nós, brasileiros, a celebração da união e dos esforços de cada um para garantir a liberdade”, afirmou Piana.

O secretário da Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou a importância de resgatar o civismo, especialmente para as novas gerações. O general Negri ressaltou o papel das escolas e militares na celebração, enquanto o secretário das Cidades, Guto Silva, enfatizou a união do País acima de ideologias.

PARTICIPAÇÃO EXPRESSIVA

O evento reuniu 6,5 mil participantes e reforçou valores de união, civismo e patriotismo. Foto: Jonathan Campos/AEN

O desfile na Avenida Cândido de Abreu contou com escolas, entidades civis, escoteiros, grupos de fanfarra e colégios cívico-militares. Já no bloco militar, participaram a Legião Paranaense do Expedicionário, as Forças Armadas e as forças estaduais de segurança pública. A apresentação também incluiu veículos blindados, viaturas históricas e o tradicional Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio.

O evento teve ainda exibição aérea com aeronaves do Projeto Falcão e foi finalizado com a extinção do Fogo Simbólico da Pátria, que marcou o encerramento da Semana da Pátria.

Pais e familiares acompanharam os desfiles com emoção. “Cantamos nosso Hino Nacional com muito orgulho e patriotismo”, disse o analista judiciário Clémerson Keiber, que assistiu à apresentação dos filhos. O policial militar Marcos Vanderlei Tkadz também destacou o simbolismo da data: “O 7 de Setembro é um espetáculo para a população e um dia especial de patriotismo”.

SEGURANÇA REFORÇADA

O Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR) monitorou o desfile por meio de 800 câmeras em todo o Estado, garantindo suporte técnico às forças de segurança durante o evento.

 

 

Anterior POLÍCIA CIVIL PRENDE IRMÃOS CONDENADOS POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Próximo Qual é a diferença entre hipnose de palco e hipnoterapia?