CURITIBA E CEASA/PR DISCUTEM AÇÕES PARA FORTALECER SEGURANÇA ALIMENTAR


Prefeito Eduardo Pimentel e Eder Bublitz discutem estratégias para ampliar a Segurança Alimentar em Curitiba. Foto: Divulgação

Parceria visa ampliar o aproveitamento de alimentos e reduzir o desperdício, beneficiando populações vulneráveis e a agricultura familiar.
Em reunião nesta quarta-feira (08), o prefeito Eduardo Pimentel e o diretor-presidente da Ceasa/PR, Eder Bublitz, debateram novas estratégias para o melhor aproveitamento de alimentos comercializados na Ceasa/PR, promovendo a Segurança Alimentar em Curitiba e fortalecendo a agricultura familiar.

Curitiba está avançando em suas políticas de Segurança Alimentar. Nesta quarta-feira (08), o prefeito Eduardo Pimentel recebeu, em seu gabinete, o diretor-presidente da Ceasa/PR, Eder Bublitz, para discutir ações que ampliem o aproveitamento de alimentos e reduzam o desperdício.

“VAMOS FORTALECER AS AÇÕES DE CURITIBA” AFIRMA PIMENTEL

“Vamos fortalecer as ações de Curitiba com a Ceasa/PR, que tem papel importantíssimo no abastecimento de hortifrutigranjeiros vindos de produtores da Região Metropolitana e comercializados em Curitiba. Juntos, vamos avançar no melhor aproveitamento desses alimentos, promovendo a Segurança Alimentar dos curitibanos e o desenvolvimento econômico da agricultura familiar no entorno da nossa cidade”, destacou Pimentel.

A Ceasa/PR já colabora com o Banco de Alimentos de Curitiba, doando alimentos perecíveis e não perecíveis em condições adequadas. Esses produtos são repassados a organizações sociais cadastradas, incluindo aquelas responsáveis pelo programa Mesa Solidária, que fornece refeições gratuitas à população em situação de vulnerabilidade.

Eder Bublitz ressaltou que foram discutidas iniciativas de curto, médio e longo prazo, com foco nos Bancos de Alimentos da Ceasa/PR e da Prefeitura. “Eduardo Pimentel conhece muito bem o trabalho dos centros de abastecimento no Paraná e o potencial de aproveitamento dos alimentos. Ele foi o responsável pela estruturação do Banco de Alimentos da Ceasa/PR e sabe que há potencial para avançar em ações sustentáveis para aproveitamento integral do que é produzido”, afirmou Bublitz.

O presidente do Sindicato dos Permissionários da Ceasa Paraná (Sinaruc), Paulo Salesbram, também esteve presente no encontro, que reforçou a importância de ações que priorizem a sustentabilidade. Produtos não aproveitáveis para consumo humano são destinados à compostagem, reduzindo o desperdício e os custos para o município.

Atualmente, o Banco de Alimentos da Ceasa/PR atende 137 instituições, sendo ao menos 80 em Curitiba. A Ceasa/PR, vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, é responsável por comercializar cerca de 90% dos hortifrutigranjeiros produzidos na Região Metropolitana de Curitiba, que abastecem mercados e feiras locais.

Anterior CURITIBA FORTALECE PARCERIA COM O ESTADO PARA AVANÇOS NA SAÚDE
Próximo AVENIDA CRISPIM FURQUIM DE SIQUEIRA EM ITAPERUÇU PASSARÁ POR REVITALIZAÇÃO