Curitiba é finalista de concurso nacional de melhores experiências turísticas sustentáveis


O Instituto Municipal de Turismo (IMT) de Curitiba é finalista no concurso “Melhores Experiências Turísticas Sustentáveis nos Destinos Brasileiros”, promovido pela Embratur, reforçando o reconhecimento da capital paranaense como uma referência global em sustentabilidade e qualidade de vida.

Tatiana Turra, presidente do IMT, participará do pitch day virtual, no dia 26 de novembro, para apresentar à banca de especialistas as iniciativas inovadoras e sustentáveis de Curitiba nas três categorias avaliadas pelo concurso: Ambiental (E), Social (S) e Governança (G). Entre as práticas destacadas estão ações voltadas para mudanças climáticas, preservação da biodiversidade, inclusão social, saúde e segurança, além do compromisso do município com padrões globais de sustentabilidade, como a adesão ao Pacto Global da ONU.

“Estar finalista no concurso da Embratur é uma oportunidade de compartilhar o que Curitiba tem feito em prol do desenvolvimento urbano sustentável”, afirmou Tatiana. “Esses reconhecimentos refletem nossos esforços contínuos para promover um turismo que respeita e preserva o meio ambiente, além de oferecer uma experiência de qualidade para os visitantes”, completou.

Além das ações da Prefeitura e do IMT, a candidatura de Curitiba conta com boas práticas desenvolvidas por empresas do setor de turismo da cidade, como o Hotel Ibis Batel, que conquistou o selo Green Key, o principal padrão de excelência em responsabilidade ambiental e operações sustentáveis no turismo.

A cidade também oferece produtos de experiências turísticas que participaram da Jornada de Formatação do Produto Turístico de Experiência, promovida pelo Sebrae-PR. Entre essas experiências estão: Curitigame: Do Engenho ao Matte/Centro Histórico; Cafés Filtrados – Métodos & Diferenças; Sabores do Lúpulo – Um Mergulho no Mundo das Cervejas; Curitiba Sensorial – Jardim Botânico; Pirata Zulmiro Walking Tour – A Lenda do Tesouro; e Curitiaves – Passarinhando por Curitiba e Descobrindo Sua Natureza e Sabores. Por fim, destaca-se o passeio de trem Curitiba-Morretes, da Serra Verde Express, que adota práticas de sustentabilidade em seu serviço.

O concurso “Melhores Experiências Turísticas Sustentáveis nos Destinos Brasileiros”, lançado em setembro durante a ABAV Expo, em Brasília, busca valorizar e promover práticas sustentáveis exemplares no turismo brasileiro, além de incentivar a sinergia entre governos e empresas. O vencedor, que será anunciado no dia 4 de dezembro, receberá consultoria para desenvolver estratégias ESG, uma campanha de marketing em 2025 e participação no minidocumentário “Turismo Transforma”.

Prêmio internacional

Curitiba é o único destino brasileiro indicado pela renomada editora Lonely Planet como um dos dez melhores lugares do mundo para visitar em 2025. A cidade integra a seleta lista, que destaca apenas 30 destinos do mundo, com ênfase em sua infraestrutura urbana sustentável e em seu compromisso com o bem-estar da população.

Anterior Pesquisa revela que 86% dos brasileiros apoiam restrição de celular nas escolas
Próximo Prefeito de Colombo recebe condecoração do 22º Batalhão de Polícia Militar