Num gesto que reforça o protagonismo global de Curitiba, o prefeito Eduardo Pimentel reuniu-se nesta sexta-feira (11/4) com 29 diplomatas e cônsules honorários no gabinete da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nas Mercês. O encontro, descrito como histórico, teve como foco o estreitamento das relações comerciais, culturais, turísticas e educacionais da capital paranaense com diversas nações.
“Curitiba é uma cidade aberta ao mundo. Aqui reina a paz, enquanto lá fora enfrentamos uma guerra comercial. Vamos reforçar nossos laços e abrir novas portas”, declarou o prefeito, em tom enfático, diante de representantes de países como Japão, Reino Unido, França, Itália, Paraguai, Ucrânia, Coreia do Sul, entre outros.
A reunião marca a primeira grande articulação diplomática internacional da nova gestão, e contou ainda com a participação do Ministério das Relações Exteriores por meio do chefe interino do EREPAR, Paulo Pinheiro Machado, que definiu Curitiba como “espelho para o mundo” e “joia do Paraná” em áreas como **urbanismo, sustentabilidade, energia renovável e excelência técnica”.
Durante o encontro, o prefeito também expressou interesse em atrair investimentos estrangeiros e fomentar o intercâmbio bilateral: “Queremos receber comitivas de empresários e autoridades, e também levar o nome de Curitiba ao exterior”, afirmou.
Outro destaque foi a conversa direta com a cônsul-geral do Paraguai, Maria Amarilla, que exaltou a forte integração entre os dois povos, lembrando que mais de 150 mil brasileiros vivem hoje no Paraguai.
O encontro com o Corpo Consular do Paraná, fundado em 1951, reforça o papel de Curitiba como hub diplomático e multicultural do Sul do Brasil, reunindo atualmente 34 representações estrangeiras só na capital.
Foto: Ricardo Marajó/SECOM