Curitiba inspira educadores durante Congresso Internacional


O roteiro incluiu visitas ao Passeio Público, Fazenda Urbana, Farol do Saber e Inovação e ao Memorial Paranista – Imagem: Daniel Castellano/SMCS

Nesta terça-feira (21/5), uma comitiva de participantes do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras visitou diversos locais em Curitiba com o intuito de conhecer as iniciativas da capital para transformar a vida urbana. Eles exploraram soluções para questões socioambientais, inovação social, redução das desigualdades, preservação e transmissão da cultura, sentimento de pertença ao território e revitalização dos espaços públicos.

Cido Sutero, de 42 anos, coordenador dos centros educacionais da prefeitura de São Paulo, expressou seu encantamento com Curitiba. “Gostei muito do trabalho pedagógico que é feito com os pais e também fiquei bastante impressionado com o Linhas do conhecimento. Fiquei encantado”, comentou.

Hiliene Queiroz, diretora comercial de 45 anos, vinda de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, mencionou seu desejo de levar várias ideias de Curitiba para sua região. “Eu venho de um estado com pouco incentivo para esse tipo de evento e formação. Nós, educadores, achamos tudo muito bacana, tanto para propagar o conhecimento quanto para trazer isso para a nossa realidade. Achei muito interessante esse trabalho feito com as crianças, é um trabalho muito bonito”, relatou ela.

A visita proporcionou aos participantes uma visão aprofundada das práticas inovadoras de Curitiba, destacando a importância de ações pedagógicas e comunitárias para a construção de uma cidade mais inclusiva e sustentável.

O Congresso

O XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras é realizado de 21 a 24 de maio no Centro de Eventos Positivo e no Salão de Atos do Parque Barigui.

O evento é sediado de maneira inédita na capital do Paraná e também concentra a Expo Educação, a feira interativa de formação profissional da Secretaria Municipal de Educação.

Participam do Comitê Intersetorial de organização do Congresso representantes da Educação, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), secretarias municipais da Saúde, de Defesa Social e Trânsito, do Meio Ambiente e do Esporte, Lazer e Juventude, Segurança Alimentar e Nutricional, dos institutos municipais de Administração Pública (Imap) e do Turismo, da Fundação Cultural de Curitiba, da Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura (Arin), entre outras áreas da administração pública municipal.

O evento é realizado pela Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, e apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.

O evento conta com a participação de mais de 136 cidades de 12 países, com cerca de 400 inscritos. Confirmaram presença, entre outros, Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Entre os municípios brasileiros estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS) e Londrina (PR).

Anterior Guarda Municipal de Colombo recebe duas viaturas do Governo Federal
Próximo Prefeitura de Pinhais promove Audiência Pública de Prestação de Contas na segunda-feira que vem