Informação: PMP
Há cerca de um ano, Pinhais aderiu ao programa Co.liga-Digital, que promove a inclusão produtiva de jovens, oferecendo gratuitamente 38 opções de cursos online no campo da Economia Criativa. No relatório estadual de inscritos do programa no mês de maio, Pinhais figura como terceiro município com maior número de inscritos, atrás de Francisco Beltrão (1º) e Curitiba (2º). Os interessados podem conhecer o projeto acessando o site do programa ou fazendo contato com as equipes do Centro da Juventude de Pinhais (CJ), que oferta o serviço.
O Co.liga-Digital é idealizado pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com a Secretaria Estadual da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e a Organização dos Estados Ibero Americanos (OEI). Em Pinhais, o CJ está credenciado para oferecer aos adolescentes e jovens, por meio do laboratório de informática e facilitador, acesso aos conteúdos da plataforma.
Segundo os organizadores, a iniciativa é para quem quer fazer, aprimorar ou se descobrir. Os cursos são todos online e autoguiados, sendo que cada capacitação tem carga horária de 5 horas e podem ser feitos de qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet. Outro detalhe é que novas turmas são abertas todos os meses, em diversas áreas do conhecimento, como artes visuais, design, multimídia, música, patrimônio cultural e temas transversais, e todas com direito a certificado.
Serviço: O CJ está localizado na Rua Ataulfo Alves, esquina com a Rua João Mendes Batista, no bairro Maria Antonieta, em Pinhais, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h. Mais informações pelo telefone/WhatsApp (41) 99237-4054 e site.