Deral divulga perspectiva de crescimento sobre sete culturas


Nesta quarta-feira (19) o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), divulgou o edital do Prognóstico Agropecuário. Os dados são relativos ao período de seis em seis meses, e trazem análises técnicas sobre diversas culturas agrícolas e agropecuárias desenvolvidas no Paraná.

Os estudos começaram a ser elaborados em 2009 e fazem parte da série histórica que pode ser consultada no site da Seab. A última edição, referente a safra 2021/2022, trás o registro ISSN  (International Standard Serial Number, em tradução livre, “número de série padrão internacional”), que garante a visibilidade qualificada ao periódico, facilitando a busca em bases catalográficas e de bibliotecas.

O 13º volume da edição traz análise de sete produtos principais: mandioca, fumo, feijão, olericultura, soja, erva-mate e sericicultura. Os analistas do Deral contextualizaram essas culturas no panorama nacional e estadual, destacando principalmente a importância de cada uma delas para a economia do Paraná e para a geração de renda nas famílias.

O quadro da área que cada uma dessas modalidades de plantio ocupa no Estado, a produção, exportação e participação no Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária também constam no edital. Sobre a mandioca, por exemplo, o estudo destaca que o Paraná é o segundo produtor nacional, perdendo apenas para o Pará. Na presente safra, a área ocupada com mandioca é de 143 mil hectares e a produção prevista de 3,3 milhões de toneladas.

O edital atual do Prognóstico Agropecuário volume nº 13 pode ser conferido AQUI.

Anterior Times paranaenses conhecem rivais pela Copa do Brasil 2022
Próximo Informe semanal da dengue aponta 60 novos casos no Paraná

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *