DESENVOLVIMENTO INTEGRADO NA RMC: TURISMO, SUSTENTABILIDADE E QUALIDADE DE VIDA


Secretário Thiago Bonagura em reunião com prefeitos da RMC: foco em soluções integradas para o desenvolvimento regional. Foto: Hully Paiva/SMCS (Arquivo)

Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba aposta em projetos integrados para fomentar turismo e enfrentar desafios em saúde, transporte e meio ambiente.

Com uma população de mais de 3,6 milhões de pessoas distribuídas em 29 municípios, a Região Metropolitana de Curitiba (RMC) é o foco de ações estratégicas da secretaria criada em 2021. Sob a liderança do secretário Thiago Bonagura, 2025 promete ser um ano de integração e crescimento sustentável para a região.

A Secretaria para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) inicia 2025 com metas ambiciosas. A prioridade é fomentar o turismo, solucionar problemas de acesso entre a capital e os municípios vizinhos e ampliar programas integrados nas áreas de saúde, educação, segurança, transporte coletivo, habitação e meio ambiente.

No início de janeiro, o secretário Thiago Bonagura e o superintendente Márcio Barros conduziram reuniões estratégicas para definir as ações do ano. “Nosso objetivo é fortalecer o papel da região metropolitana e promover o crescimento econômico e sustentável desta que é a segunda maior metrópole do país”, afirmou Bonagura.

Entre os desafios mais urgentes, destacam-se a conclusão do contrato do Consórcio Intermunicipal de Manejo dos Resíduos Sólidos e a nova concessão do transporte coletivo. “Queremos construir soluções que atendam às demandas locais e ao mesmo tempo fortaleçam o desenvolvimento regional como um todo”, reforçou o secretário.

Além disso, a Secretaria mantém o compromisso de organizar fóruns, encontros e conferências para valorizar boas práticas já implementadas e estimular a integração entre os municípios. A iniciativa inclui a continuidade de projetos em andamento, como o estímulo às cooperativas de agricultura familiar, ampliação de alimentos locais na merenda escolar e programas sociais.

Desde sua criação em 2021, a pasta acumulou conquistas significativas, incluindo a conclusão do Plano de Desenvolvimento Regional e a execução de dezenas de ações do Programa de Extensão Universitária (ProEx), como o parque tecnológico da Lapa e o Centro de Recuperação de Vida Silvestre em Contenda.

Com a liderança do prefeito Eduardo Pimentel e o apoio da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), a Secretaria projeta 2025 como um ano transformador. “Queremos uma região integrada e desenvolvida, com qualidade de vida para todos os seus moradores”, concluiu Bonagura.

Anterior BURGER KING OFERECE SANDUÍCHE GRÁTIS PARA ADVOGADOS EM NOVA CAMPANHA PUBLICITÁRIA
Próximo GUARDA MUNICIPAL APREENDE 35 KG DE DROGAS COM ADOLESCENTE NA RODOVIÁRIA DE CURITIBA