Informação: PMQB
Desde que foi reativada no ano passado, a Cooperativa Agropecuária de Quatro Barras (COAG-QB) vem trilhando um notável caminho de crescimento. No início de 2022 eram pouco mais de 20 cooperados, hoje são mais de 90 – um salto de mais de 400%. Por meio de repasses do FNDE, geridos pela Prefeitura, desde o ano passado a cooperativa fornece alimentos fresquinhos (entre frutas, verduras, hortaliças e peixes) para a merenda escolar na rede municipal de ensino, atendendo as seis escolas municipais, uma escola especial e nove Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A novidade é que, a partir do mês de julho, o fornecimento de frutas, verduras e hortaliças chegará também aos três colégios estaduais localizados no município. A nova parceria, que será mais um estímulo para quem produz na cidade, está sendo viabilizada através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), por meio do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional, o Fundepar.
O incremento na produção também acontece no atendimento a programas sociais do município, realizados pelo CRAS – o Centro de Referência em Assistência Social – que leva alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade, gerando também um aumento na produção e comercialização local, por meio do Programa Compra Direta.
O presidente da COAG-QB, José Cassiano Gomes dos Reis Neto, disse que todas as segundas-feiras são recebidos, separados e distribuídos cerca de 3 mil quilos de alimentos, entre frutas, verduras e hortaliças. Dos 90 cooperados, 35 são produtores da cidade, um número que pode aumentar continuamente, já que novas adesões estão sempre disponíveis.
Em recém convênio firmado com a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Bem-Estar Animal, o espaço do Horto Municipal está sob a gestão da cooperativa, que tem sua sede no local, como mais uma medida de estímulo para quem cultiva e produz localmente. A medida terá validade por 15 anos.