Dia da Consciência Negra foi celebrado em Piraquara com ações na praça CEU


Evento trouxe apresentações sobre a resistência e trouxe reflexão sobre a importância da ancestralidade da comunidade negra no Brasil – Imagem: Prefeitura de Piraquara/Divulgação

No último sábado, dia 23 de novembro, a prefeitura de Piraquara, por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial, promoveu ação em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, no Centro de Artes e Esportes Unificado – CEU, do Guarituba.

O evento contou apresentações referentes a resistência e a reflexão sobre a importância da ancestralidade da comunidade negra no Brasil, com o Monólogo – Gritaram-me Negra, de Victória Santa Cruz, interpretada por Eunice Arlindo Viana, a apresentação da cantora Duda Lacerda, estudante do Colégio Romário Martins, do Grupo Flauta Doce do Brasil, com a Professora Elizabeth Mondesir e alunos do bairro Guarituba e também do Grupo de Percussão Batuquara.

Além das apresentações, o ponto alto da ação, contou com uma homenagem às personalidades negras atuantes no município de Piraquara, são elas Aline Marques da Silva, Coordenadora do CRAS CEU, Gleisson Robson, radialista e agente de inspeção ambiental, Josélia Marcelino, servidora municipal há 26 anos e Professora da Escola Benhard Julg. Todos os homenageados foram escolhidos por inspirarem com sua história e conquistas.

Pela primeira vez celebrada com um feriado nacional, de acordo com a Lei 14.759/23, a Consciência Negra é uma data que reflete sobre a contribuição dos povos negros para a sociedade, e levanta a bandeira da luta contra o racismo. O dia 20 de novembro, ainda marca o dia da morte de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência e escravidão.

A Prefeitura de Piraquara, trabalha para que esta data seja muito mais que um momento de celebração, e que o mês e novembro seja o ponto de partida de ações que busquem promover uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.  

Anterior Prefeitura promove diversas ações de sensibilização sobre saúde do homem em Pinhais
Próximo Paranaenses conquistam 150 medalhas no maior torneio de tecnologia do Brasil