Indignação, memória e luta por valorização! Educadores(as) da rede estadual confirmam paralisação e prometem encher as ruas de Curitiba no dia 29 de abril para cobrar direitos e relembrar o Massacre do Centro Cívico.
Os educadores(as) da rede estadual do Paraná aprovaram, em assembleia, uma paralisação geral no dia 29 de abril, data que marca os 10 anos do trágico Massacre do Centro Cívico, quando professores foram violentamente reprimidos durante um protesto pacífico.
A paralisação tem como foco principal a campanha salarial 2025, que cobra do governo Ratinho Júnior (PSD) o pagamento da data-base — congelada desde 2017 — além do piso nacional do magistério, valorização dos aposentados, abertura de novas vagas no PDE, equiparação salarial com outras categorias e o fim da taxação abusiva na aposentadoria.
A assembleia estadual, realizada virtualmente no último sábado (12), reuniu educadores(as) de todo o estado. Durante a reunião, o clima foi de revolta diante de temas como adoecimento nas escolas, assédio, privatizações, plataformização do ensino e a desvalorização dos(as) trabalhadores(as) da educação.
Segundo a presidenta da APP-Sindicato, professora Walkiria Mazeto, o movimento do dia 29 será um marco:
“Voltamos às ruas com força, com coragem, com estudantes, pais, mães e movimentos que estiveram conosco em 2015. Essa luta é por salário digno, condições de trabalho e respeito.”
Além da paralisação em Curitiba, a categoria aprovou um calendário de mobilizações em defesa da escola pública, da saúde mental dos(as) educadores(as) e contra a plataformização e a privatização do ensino.
O QUE A CATEGORIA PEDE:
-
Pagamento da data-base (reajuste salarial anual)
-
Aplicação do piso nacional do magistério
-
Valorização dos(as) aposentados(as)
-
Equiparação salarial com outras categorias
-
Fim da taxação abaixo do teto do INSS
-
Melhores condições de trabalho nas escolas
A organização da paralisação também inclui caravanas de todas as regiões do Paraná. A orientação é que os(as) educadores(as) procurem seus núcleos sindicais para participar do grande ato em Curitiba.