Entrada da Guarda Municipal de Colombo em consórcio intermunicipal é autorizada em lei


Foi sancionada pelo prefeito Helder Lazarotto e publicada no Diário Oficial do Município no último dia 18 de junho a Lei nº 1579/2021, que autoriza o ingresso da Guarda Municipal de Colombo no Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN-GM). A lei foi proposta pelo Executivo e aprovada pela Câmara Municipal.

O consórcio visa o fortalecimento da segurança pública nos municípios da RMC através de cooperação mútua, compartilhamento de ações e informações, e promoção de eventos, estudos e projetos em conjunto.

A formação e a consequente adesão ao consórcio considera, de acordo com a justificativa do Poder Executivo ao protocolar o Projeto de Lei, considera o interesse comum dos municípios envolvidos na universalização do direito à segurança através de políticas públicas adotadas e implantadas para prevenir a violência e a criminalidade.

O nascimento do consórcio também levou em conta o índice de criminalidade das cidades da RMC e as dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios para a adoção de políticas efetivas na área de segurança pública.

Anterior Reunião discute soluções tecnológicas para projeto Colombo Mais Fácil
Próximo Fiscalização realiza flagrante de crime ambiental na região rural de Colombo