Natural de Kaloré, no Norte do Paraná, Rosa Maria de Jesus Colombo, mais conhecida como Rosa Maria, está no comando da Prefeitura de Pinhais após uma trajetória marcada pela dedicação à educação e à gestão pública.
Professora há quase quatro décadas e com sólida formação acadêmica, foi diretora escolar, secretária municipal de Educação e Administração e vereadora mais votada de Pinhais em 2012, a Prefeita de Pinhais conversou com o Metropolitano sobre esses primeiros meses da nova gestão e falou sobre qual legado deseja cultivar na cidade.
Metropolitano: O que o magistério lhe ensinou que ainda carrega na vida pública?
Rosa Maria: O magistério me trouxe muitas lições, como valorizar os estudos, ter reflexões, dedicação, disciplina e planejamento. Me fez entender que a educação é transformadora. A experiência em sala de aula me auxiliou a liderar pessoas, mantendo o foco no planejamento e em boas metodologias para atingir bons resultados.
Metropolitano: Qual foi o maior desafio enfrentado até ocupar o cargo máximo de Pinhais?
Rosa Maria: Durante minha trajetória até aqui foram diversos, porém um grande desafio é equilibrar as necessidades de uma cidade com seu orçamento. Por isso, planejar bem possibilita avanços nas políticas públicas, elevando a qualidade de vida.

Metropolitano: Como a senhora avalia os primeiros meses deste novo mandato?
Rosa Maria: Eu avalio positivamente os 100 primeiros dias de governo. Com bom planejamento, organização e trabalho comprometido das equipes, foi possível entregar diversas obras e serviços para a população.
Metropolitano: Pinhais completou recentemente 33 anos de vida. O que mais lhe dá orgulho quando olha para a cidade?
Rosa Maria: Pinhais é uma cidade muito jovem, mas é um exemplo de maturidade. Seu desenvolvimento é notável em todas as áreas, destacando-se como uma cidade promissora. Sinto que estamos no rumo certo do desenvolvimento. É um orgulho muito grande constatar o sentimento de pertencimento das pessoas que vivem no município.

Metropolitano: Quais são os grandes sonhos ou metas para esta nova gestão e qual legado a prefeita quer deixar para a cidade?
Rosa Maria: Nossos sonhos e metas se resumem na construção de uma cidade que leve qualidade de vida e bem-estar para a população. Nosso maior legado será, sem dúvida, o Novo Hospital com UTI.
Metropolitano: Qual mensagem deixaria para os jovens que sonham em ocupar cargos de liderança algum dia?
Rosa Maria: Que o mundo precisa de líderes que contribuam com a construção de uma sociedade mais justa, mais humana. Uma das possibilidades dessa construção é estar em espaços de decisões.
Foto: Prefeitura de Pinhais
