A Escola Prática Educativa de Trânsito do DER/PR (EPET) comemorou nesta quinta-feira (3) seu jubileu de ouro. A solenidade, realizada em Curitiba, reuniu estudantes, ex-alunos, autoridades e servidores públicos para homenagear a trajetória da primeira escola com estrutura fixa dedicada à educação no trânsito do Brasil.
Fundada em 1º de julho de 1975 pelo professor Pedro Kramer Diotalevi, a EPET nasceu com o propósito de ensinar, por meio da vivência prática, conceitos de cidadania, mobilidade urbana e segurança no trânsito a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O curso “Aprendendo e… Vivendo!” já alcançou mais de 2,5 milhões de crianças em meio século de atividades.
Durante a cerimônia, o coronel Sanderson Diotalevi, filho do fundador, destacou o valor de um projeto que se manteve vivo por gerações. “Meu pai plantou essa semente, e tantas outras pessoas continuaram esse trabalho com amor e dedicação. Hoje, as crianças educadas aqui transmitem o que aprendem aos seus pais, contribuindo para um trânsito mais seguro para todos”, afirmou.
A professora Maria Lúcia Alves, que atuou por 30 anos na EPET, lembrou da participação ativa do município de Colombo ao longo dos anos. “Colombo sempre apoiou a escola. Trabalhamos o presente das crianças para garantir que elas tenham um futuro seguro. E é isso que essa escola representa: cuidado com a vida”, disse emocionada.
A coordenadora-geral das EPETs do DER/PR, Daniela Koteski, ex-aluna da unidade, ressaltou o impacto emocional e educativo da escola. “As crianças tiram aqui sua primeira habilitação: a de pedestre. Criamos memórias que influenciam comportamentos por toda a vida. Eu sou prova viva disso”, declarou.
O especialista em trânsito Alessandro Coelho Martins, diretor administrativo na Secretaria de Desenvolvimento da RMC, que também frequentou a EPET na infância, destacou o papel educativo da escola na formação de condutores conscientes. “A base da segurança no trânsito está aqui. O que se aprende na infância permanece e influencia gerações”, afirmou.
Representando a Polícia Rodoviária Federal, o agente Rodrigo Dias, da Delegacia Metropolitana da PRF em Colombo, reforçou que a educação infantil reflete no comportamento das famílias. “Quando a criança cobra o uso do cinto ou o respeito à faixa, ela muda a postura dos adultos. A EPET ensina valores que salvam vidas”, pontuou.
O assessor da presidência do DER/PR, Marco Aurélio Cordeiro, destacou os números da instituição. “Mais de 2,5 milhões de crianças passaram pela escola. A cada dia, 120 estudantes participam das atividades. Essa semente virou floresta e hoje impacta diretamente a segurança viária e a cidadania”, afirmou.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades e instituições parceiras, entre elas: o diretor de Operações do DER/PR, Alexandre Castro Fernandes (representando o diretor-presidente Fernando Furiatti Sabóia); o diretor administrativo-financeiro do DER/PR, Mohamed Mudar Sheikh Kasem; além de representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, PRF, secretários do Estado do Paraná, secretários da Prefeitura de Curitiba, entre outras instituições.
Foram homenageados pela EPET o assessor jurídico do DER/PR, Leonardo Pizon Salvagno; o coordenador do CMEIV/PR, Deyvid Junior Izidório e o Tenente Coronel PMPR, Gustavo Dalledine Zancan.
Hoje, a EPET integra uma rede com outras cinco escolas no Paraná, localizadas em Cascavel, Maringá, Francisco Beltrão, Ponta Grossa e Londrina.