Educar crianças é fundamental, por isso o Projeto Casulo iniciou no último sábado (15) as Trilhas Educativas nos municípios de Itaperuçu e Rio Branco do Sul, localizados na região do Vale do Ribeira. A iniciativa envolve alunos das Escolas Municipais Prof.ª Maria da Luz Christo Lima (Caic) e Maria do Rosário J. Bini, além de suas famílias.
A ação é fruto de uma parceria entre o Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap) e a Itaipu Binacional, por meio do Programa Itaipu Mais que Energia.
Educação e proteção através da ludicidade
As Trilhas Educativas utilizam atividades lúdicas, vídeos interativos e dinâmicas educativas para ensinar crianças e seus cuidadores sobre prevenção e enfrentamento da violência infantil. O objetivo é criar um ambiente seguro e saudável para o crescimento e aprendizado das crianças.
“Queremos construir uma comunidade informada e atuante na proteção da infância, garantindo mais segurança e desenvolvimento saudável para as crianças da região.” – Equipe IECAP
Além de Itaperuçu e Rio Branco do Sul, o projeto percorrerá escolas nos municípios de Adrianópolis, Bocaiúva do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses e Tunas do Paraná, ampliando o impacto da ação no Vale do Ribeira.
Investimento na proteção da infância
O convênio do projeto foi assinado no final de 2024, tem duração de 24 meses e conta com um investimento de R$ 4.964.405,20.
Impacto esperado:
✔ 1.540 alunos da rede pública atendidos
✔ 924 famílias beneficiadas
✔ Fortalecimento dos laços familiares e da cultura de proteção infantil
Trilhas Formativas – Itaperuçu e Rio Branco do Sul
Quando?
Sábados, dias 22 e 29 de março, das 9h30 às 15h
Quem pode participar?
Alunos matriculados nas escolas participantes e seus familiares.
Locais:
Itaperuçu – Escola Municipal Maria do Rosário J. Bini
Endereço: Antônio Tomé, 232, Vila Tomé
Rio Branco do Sul – Escola Municipal Prof.ª Maria da Luz Christo Lima (CAIC)
Endereço: Avenida Manoel Muller de Siqueira, nº 1175
Foto: Divulgação IECAP