A prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou mais duas bibliotecas em escolas municipais. Na última semana, foram inaugurados os espaços dedicados à leitura da Escola Municipal João Leal e da Escola Municipal Lírio Jacomel. Somente no mês de junho, quatro unidades escolares receberam novas bibliotecas.
No dia 28 de junho, a escola João Leal, localizada no bairro Atuba, recebeu a inauguração da gibiteca Cena de Rua e da biblioteca Ângela Lago. O nome dado é uma homenagem à escritora e ilustradora que dedicou boa parte de sua obra ao universo infantil. A autora mineira faleceu no ano de 2017.
Durante a cerimônia de inauguração, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a importância da leitura na formação dos estudantes. “O livro vai ser um grande amigo de vocês para torná-los e torná-las ainda mais inteligentes. Então, vamos ler bastante, ler tudo que aparecer e a gibiteca também vai ser um sucesso. Desejo que essa biblioteca seja realmente um espaço maravilhoso, onde vocês possam usufruir, se divertir, aprender brincando”, declara a prefeita.
A secretária de Educação, Andrea Franceschini, enalteceu a equipe que trabalha arduamente para que as bibliotecas das unidades possam ser inauguradas. “Esta é a sétima biblioteca que estamos inaugurando neste ano. Não é que as nossas unidades não tinham um espaço para leitura, mas agora elas têm um espaço especialmente dedicado a esta prática tão importante. A organização de um espaço próprio, todo remodelado é um incentivo aos nossos alunos. Nosso tesouro são vocês, por isso agradeço a toda a nossa equipe que faz isso tudo acontecer”, relata.
No dia 25 de junho, foi a vez da escola Lírio Jacomel, localizada no bairro Jardim Karla, receber a inauguração da biblioteca Maria Heloísa Penteado. O nome foi intencionalmente pensado pela equipe pedagógica e docente da escola, levando em consideração as obras da autora com temáticas delicadas, relevantes e presentes no cotidiano infantil. A autora paulista faleceu no ano de 2014.
No dia 14 de junho, a biblioteca Cecília Meireles foi inaugurada na escola Cândido Portinari. O nome escolhido foi uma homenagem aos pintores e poetas que atravessaram os mesmos tempos, respirando os mesmos ares da pintura e literatura modernistas: Cecília Meireles e Cândido Portinari. Cabe destacar que Cecília Meireles também foi jornalista, escritora e professora; sua obra foi premiada e traduzida em diversas línguas.
As inaugurações contaram com as presenças da prefeita de Pinhais, Rosa Maria; da secretária de Educação, Andrea Franceschini; do secretário de Governo, Márcio Mainardes; as diretoras das unidades da escola João Leal, Valquiria Barbosa de Souza Fernandes, da escola Lirio Jacomel, Giani Keserle da Costa Bento, da escola Cândido Portinari, Alessandra Taborda Gomes de Lima e membros da Patrulha Escolar. Representando o legislativo municipal, o presidente da Câmara, vereador Marcinho e o vereador Carlinhos do Eliza.
No mês de março, três unidades também receberam novas bibliotecas. No dia 12 de março, na escola Severino Massignan, no bairro Weissópolis, foi inaugurada a Biblioteca Sylvia Orthof. Dia 18 de março, a escola Antonio Andrade, no bairro Maria Antonieta, recebeu a inauguração da Biblioteca Carolina Maria de Jesus. No dia 27 de março, na escola Marins de Souza Santos, no bairro Jardim Cláudia, foi inaugurada a Biblioteca Maria Clara Machado.
Em junho, além das três já citadas, também foi inaugurada, no dia 7, a biblioteca da escola Clementina Cruz, localizada no bairro Estância Pinhais, que recebeu o nome José Paulo Paes. Em breve, todas as demais escolas municipais ganharão novas bibliotecas.