Escolas municipais de Pinhais recebem novas bibliotecas


Na última semana, foram inaugurados os espaços dedicados à leitura nas escolas João Leal e Lírio Jacomel – Imagem: Prefeitura de Pinhais

A prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou mais duas bibliotecas em escolas municipais. Na última semana, foram inaugurados os espaços dedicados à leitura da Escola Municipal João Leal e da Escola Municipal Lírio Jacomel. Somente no mês de junho, quatro unidades escolares receberam novas bibliotecas.

No dia 28 de junho, a escola João Leal, localizada no bairro Atuba, recebeu a inauguração da gibiteca Cena de Rua e da biblioteca Ângela Lago. O nome dado é uma homenagem à escritora e ilustradora que dedicou boa parte de sua obra ao universo infantil. A autora mineira faleceu no ano de 2017. 

Durante a cerimônia de inauguração, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a importância da leitura na formação dos estudantes. “O livro vai ser um grande amigo de vocês para torná-los e torná-las ainda mais inteligentes. Então, vamos ler bastante, ler tudo que aparecer e a gibiteca também vai ser um sucesso. Desejo que essa biblioteca seja realmente um espaço maravilhoso, onde vocês possam usufruir, se divertir, aprender brincando”, declara a prefeita.

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, enalteceu a equipe que trabalha arduamente para que as bibliotecas das unidades possam ser inauguradas. “Esta é a sétima biblioteca que estamos inaugurando neste ano. Não é que as nossas unidades não tinham um espaço para leitura, mas agora elas têm um espaço especialmente dedicado a esta prática tão importante. A organização de um espaço próprio, todo remodelado é um incentivo aos nossos alunos. Nosso tesouro são vocês, por isso agradeço a toda a nossa equipe que faz isso tudo acontecer”, relata. 

No dia 25 de junho, foi a vez da escola Lírio Jacomel, localizada no bairro Jardim Karla, receber a inauguração da biblioteca Maria Heloísa Penteado. O nome foi intencionalmente pensado pela equipe pedagógica e docente da escola, levando em consideração as obras da autora com temáticas delicadas, relevantes e presentes no cotidiano infantil. A autora paulista faleceu no ano de 2014. 

No dia 14 de junho, a biblioteca Cecília Meireles foi inaugurada na escola Cândido Portinari. O nome escolhido foi uma homenagem aos pintores e poetas que atravessaram os mesmos tempos, respirando os mesmos ares da pintura e literatura modernistas: Cecília Meireles e Cândido Portinari. Cabe destacar que Cecília Meireles também foi jornalista, escritora e professora; sua obra foi premiada e traduzida em diversas línguas. 

As inaugurações contaram com as presenças da prefeita de Pinhais, Rosa Maria; da secretária de Educação, Andrea Franceschini; do secretário de Governo, Márcio Mainardes; as diretoras das unidades da escola João Leal, Valquiria Barbosa de Souza Fernandes, da escola Lirio Jacomel, Giani Keserle da Costa Bento, da escola Cândido Portinari, Alessandra Taborda Gomes de Lima e membros da Patrulha Escolar. Representando o legislativo municipal, o presidente da Câmara, vereador Marcinho e o vereador Carlinhos do Eliza. 

No mês de março, três unidades também receberam novas bibliotecas. No dia 12 de março, na escola Severino Massignan, no bairro Weissópolis, foi inaugurada a Biblioteca Sylvia Orthof. Dia 18 de março, a escola Antonio Andrade, no bairro Maria Antonieta, recebeu a inauguração da Biblioteca Carolina Maria de Jesus. No dia 27 de março, na escola Marins de Souza Santos, no bairro Jardim Cláudia, foi inaugurada a Biblioteca Maria Clara Machado. 

Em junho, além das três já citadas, também foi inaugurada, no dia 7, a biblioteca da escola Clementina Cruz, localizada no bairro Estância Pinhais, que recebeu o nome José Paulo Paes. Em breve, todas as demais escolas municipais ganharão novas bibliotecas. 

Anterior Assinada ordem de serviço para revitalização de rua no Jardim Monza em Colombo
Próximo Primeira Horta Comunitária de Almirante Tamandaré entra em funcionamento