Estado entrega 24 novas ambulâncias para fortalecer o Samu de Curitiba


A nova frota é composta por oito ambulâncias de suporte avançado (UTI móvel) e 16 ambulâncias de suporte básico – Imagem: Ari Dias/AEN

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) entregou no dia 21 de maio, 24 novas ambulâncias destinadas ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Curitiba. Este aporte, que soma R$ 7,9 milhões, permitirá a renovação completa da frota de ambulâncias da Capital, garantindo veículos para o atendimento de urgências e emergências.

A nova frota é composta por oito ambulâncias de suporte avançado, que funcionam como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, e 16 ambulâncias de suporte básico, destinadas para estabilização, transporte e atendimento pré-hospitalar. Os recursos também envolvem emendas parlamentares.

“São veículos que já estão à disposição do povo curitibano e da Região Metropolitana, equipados com o intuito de salvar vidas. É uma ação integrada entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Curitiba que mostra a síntese da gestão Ratinho Junior, de integração, unidade e colaboração pelo bem dos paranaenses”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Atualmente, o Samu em Curitiba possui 30 ambulâncias, das quais 26 estão em operação constante e quatro são mantidas como reservas. Devido ao uso extensivo, os veículos apresentam sinais de desgaste, o que motivou a renovação da frota, sobretudo para garantir mais segurança e agilidade ao serviço. 

“Este é um momento de grande felicidade para o povo curitibano. São 24 ambulâncias anunciando que a vida não vai se perder, mostrando um sistema de saúde vibrante, ativo, digno do bem que nós desejamos a nossa terra e a nossa gente”, destacou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca.

SAMU

Depois de 18 anos de operação, o Samu passou a estar disponível nos 399 municípios do Paraná em 2022. São 276 veículos para atendimento da população, sendo 240 ambulâncias habilitadas pelo Ministério da Saúde e 36 com recursos estaduais. Essa conquista aconteceu após uma série de investimentos do Governo do Estado nos últimos quatro anos, com quase R$ 300 milhões para seu fortalecimento.

Em Curitiba, a Central 192 do Samu é uma estrutura essencial para o atendimento emergencial da cidade, recebendo, em média, 1.078 chamadas diárias. Destas, cerca de 539 resultam em atendimentos que exigem o despacho de ambulâncias. Os deslocamentos são divididos em 360 atendimentos com ambulâncias de suporte básico e 74 com ambulâncias de suporte avançado ou helicóptero para casos de maior gravidade.

PRESENÇAS – Também participaram do evento a deputada estadual Márcia Huçulak; a secretária municipal de Curitiba, Beatriz Batistela; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; e o diretor do Complexo Hospitalar do Trabalhador, Guilherme Graziani.

A nova frota é composta por oito ambulâncias de suporte avançado, que funcionam como uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) móvel, e 16 ambulâncias de suporte básico, destinadas para estabilização, transporte e atendimento pré-hospitalar. Em Curitiba, a Central 192 recebe, em média, 1.078 chamadas diárias.

Anterior Centenas de pessoas são beneficiadas em Pinhais durante feira de serviços gratuitos
Próximo Prefeitura de Colombo inicia obras de pavimentação da Rua Alberto Bedin

Sem comentários

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *