Estado lança programa que oferece 10 mil bolsas de estudo em tecnologia


Com informações da Agência Estadual de Notícias

O Governo do Estado lançou nesta terça-feira (29) o programa Qualifica Mais – Inova Paraná, que oferece 10 mil bolsas de estudo em cursos na área de tecnologia. Direcionadas a todas as idades, as bolsas abrangem as formações mais requisitadas pelo mercado. Os cursos são da startup DIO, primeira plataforma Open Education brasileira na área de tecnologia da informação, parceira credenciada pelo governo no programa. 

“Estamos disponibilizando, a partir de hoje, 10 mil bolsas gratuitas na área de tecnologia. São quatro cursos em diversas linguagens de programação. É uma trilha que foi elaborada para capacitar profissionais para ingressar nesse mercado de trabalho”, afirmou o superintendente da Superintendência Geral de Inovação (SGI), André Telles, no lançamento do programa. O objetivo, explicou, é suprir a demanda por estes profissionais que é bastante grande.

Segundo ele, a pandemia acelerou a transformação digital e a procura por técnicos na área aumentou muito. “O governador Ratinho Junior nos deu a missão de fazer do Paraná uma referência em modernidade e a capacitação na área certamente auxilia o mercado relacionado à tecnologia e inovação”, acrescentou.

MERCADO – De acordo com o head de Community & Ecosystem da DIO, Victor Haruo, a empresa já planeja ampliar a ação realizada em conjunto com o governo. “É importante para a DIO ter essa ponte entre as bolsas de estudo e as pessoas que querem de alguma forma se desenvolver nos mercados que mais crescem no Brasil e no mundo. Esperamos não apenas distribuir rapidamente essas 10 mil bolsas, mas também renovar a parceria e continuar a impactar mais e mais paranaenses”, disse.

Dados da Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais) indica que faltam no país 408 mil profissionais para atender as vagas atuais de TI e devem ser criadas 800 mil novas vagas até 2025.

FORMAÇÃO – Os cursos oferecidos são gratuitos e online e já estão disponíveis, podendo ser acompanhados no horário que o aluno quiser. As inscrições devem ser feitas no site do Qualifica Inova Mais Paraná.

São cursos de 27 a 120 horas e a formação é certificada tanto pela Escola de Gestão como pela DIO. As inscrições permanecerão abertas até completarem as 10 mil bolsas de estudo oferecidas.

As bolsas são para quatro cursos, que vão do nível básico ao intermediário: HTML Web Developer, .NET Fundamentas, Java Developer e Java Script Game Developer.

Com 27 horas de duração, o curso HTML Web Developer ensina a programar páginas de internet e a desenvolver websites usando HTML, CSS e JavaScript. O .NET Fundamentals, com 40 horas de duração, abrange o desenvolvimento de projetos em uma das linguagens de back-end mais usadas no mundo, o .NET C#.

Os dois cursos de Java têm 120 horas. O Java Developer vai ensinar o passo a passo da tecnologia e a desenvolver projetos práticos, enquanto o Java Script Game Developer é direcionado à criação de jogos.

Anterior Colônia Faria recebe Audiência Pública sobre obras do Contorno Norte de Curitiba
Próximo Alunos de teatro do CEU das Artes realizam espetáculos abertos ao público