Estado libera R$ 109 milhões para ações ambientais em 284 cidades


Os recursos fazem parte do programa Paraná Mais Cidades, sendo oriundos de emendas parlamentares. O objetivo principal é a viabilização e implantação de 15 Parques Urbanos, além da compra de veículos para a Patrulha Ambiental, equipamentos para a reciclagem de resíduos sólidos, construção de barracões de reciclagem, entre outras medidas.

“Esses recursos fortalecem a política ambiental do Paraná, o único estado brasileiro reconhecido pela OCDE como exemplo mundial de sustentabilidade”, afirmou o governador Ratinho Junior. “Dessa forma, contribuímos para que os municípios possam fazer o manejo correto dos resíduos sólidos, recuperem áreas degradadas, que são transformadas em espaços de lazer e preservação, e outras ações que fazem com que o Paraná esteja cada vez mais próximo de atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, completou.

O secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, reafirmou o apoio dos deputados estaduais na liberação de emendas parlamentares, que fortalecem esses investimentos. “Queremos aliar o crescimento e geração de renda com a preservação ambiental e um grande pacote de sustentabilidade. Houve um grande esforço da Assembleia Legislativa e dos nossos deputados, para destinar esses recursos.”, destacou.

O diretor-presidente do Instituto Água e Terra, Everton Souza, salientou que o pacote traz grandes benefícios à população dos municípios atendidos. “Os equipamentos e veículos entregues são fundamentais para que as cidades desenvolvam políticas públicas ligadas ao meio ambiente. Muitas prefeituras têm boas intenções, mas não têm as condições materiais para executá-lo. Isso que temos apoiados dentro do IAT e da Sedest, com a viabilização de recursos para que sejam destinados às ações ambientais”, concluiu.

Os cerca de 200 prefeitos que participaram do anúncio ressaltaram o ganho ambiental para a população. As prefeituras foram contempladas no Paraná Mais Cidades com equipamentos para limpeza urbana, podas de árvores, poços artesianos, recursos para castração de animais, o que impacta diretamente na saúde da população. Essas ações muitas vezes passam despercebidas, mas são fundamentais para manutenção das ações municipais no atendimento dos cidadãos e na qualidade do solo e do acesso à água.

Anterior PCPR Cumpre mandado de prisão contra padrasto acusado de estupro
Próximo Governo propõe reajuste salarial das polícias Civil, Científica e Militar