Com informações da Agência de Notícias do Paraná
Mais de 145 mil paranaenses vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos. O exame é usado como acesso à educação superior via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa federal que possibilita aos estudantes ingressar nas universidades públicas e institutos tecnológicos.
No Paraná, todas as sete universidades mantidas pelo Governo do Estado utilizam a nota do Enem para o ingresso nas instituições, mas cada uma tem regras próprias. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) usam o Enem como fase única de parte de seus cursos.
Os interessados em entrar nas graduações da Universidade Estadual de Maringá (UEM) também contam com o Sisu. A UEM não utiliza a nota do Enem no vestibular, entretanto é um dos critérios para solicitação de vagas remanescentes. Nas universidades de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste), o resultado do Enem compõe a nota do vestibular.
Na Unioeste, 50% das vagas de ingresso são via Sisu. Já a UEPG passou a adotar o Enem como uma das etapas de seleção nos cursos de graduação presencial e a distância. Por isso, a participação no Enem é obrigatória.
Desde 2015, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) disponibiliza no mínimo 10% das vagas por meio do Sisu. Na Unespar, além do tradicional vestibular, a nota do Enem é uma das formas utilizadas pela instituição para seleção de novos estudantes.
VESTIBULAR – Das universidades paranaenses, apenas a UEPG, a UEL e a UENP estão com inscrições abertas para o vestibular. UEM, Unicentro e Unespar já encerraram as inscrições para o vestibular. O cronograma do Vestibular 2023 da Unioeste ainda não foi divulgado.