Nota do Enem pode ajudar no ingresso às universidades estaduais


Com informações da Agência de Notícias do Paraná

Mais de 145 mil paranaenses vão fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos. O exame é usado como acesso à educação superior via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa federal que possibilita aos estudantes ingressar nas universidades públicas e institutos tecnológicos.

No Paraná, todas as sete universidades mantidas pelo Governo do Estado utilizam a nota do Enem para o ingresso nas instituições, mas cada uma tem regras próprias. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) usam o Enem como fase única de parte de seus cursos.

Os interessados em entrar nas graduações da Universidade Estadual de Maringá (UEM) também contam com o Sisu. A UEM não utiliza a nota do Enem no vestibular, entretanto é um dos critérios para solicitação de vagas remanescentes. Nas universidades de Ponta Grossa (UEPG) e do Oeste do Paraná (Unioeste), o resultado do Enem compõe a nota do vestibular.

Na Unioeste, 50% das vagas de ingresso são via Sisu. Já a UEPG passou a adotar o Enem como uma das etapas de seleção nos cursos de graduação presencial e a distância. Por isso, a participação no Enem é obrigatória.

Desde 2015, a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) disponibiliza no mínimo 10% das vagas por meio do Sisu. Na Unespar, além do tradicional vestibular, a nota do Enem é uma das formas utilizadas pela instituição para seleção de novos estudantes.

VESTIBULAR – Das universidades paranaenses, apenas a UEPG, a UEL e a UENP estão com inscrições abertas para o vestibular. UEM, Unicentro e Unespar já encerraram as inscrições para o vestibular. O cronograma do Vestibular 2023 da Unioeste ainda não foi divulgado.

Anterior Respeitável Público: Circo Zanchettini se despede de Colombo
Próximo Prefeitura lança o “Colombo + Verão”, com conjunto de atividades esportivas inédito