Evento do DEMAEE debate a educação infantil em Itaperuçu


Destaque para o Projeto Florescer que visa identificar crianças e adolescentes em situação de violência sexual – Imagem: Prefeitura de Itaperuçu

Na última segunda-feira (20/05), a Secretaria Municipal de Educação de Itaperuçu, por meio do Departamento Municipal de Atendimento Educacional Especializado (DEMAEE) realizou na Escola Frei Barnabé uma formação continuada voltada para a educação infantil, com a participação da comunidade escolar e entidades ligadas ao programa Maio Laranja, que combate a exploração e abuso sexual infantil no Brasil.

O evento contou com a presença do prefeito Edilson Macadame, do secretário municipal de Educação, Gerson Ceccon, da secretária municipal de Saúde, Nadir Ferreira, e da secretária municipal de Assistência Social, Rubiene Costa. Também participaram os vereadores Marquinhos Leitão, Liúna Geffer, Ariel da Academia e Juninho Truquês.

Os palestrantes foram a professora Cleusa Mourão, o professor Bruno Dantas e a investigadora da Polícia Civil, Vivian Cristiane Monteiro Pereira. A formação destacou o Projeto Florescer, uma iniciativa da secretaria municipal de Educação, através do DEMAEE, que visa identificar crianças e adolescentes em situação de violência sexual.

As coordenadoras do DEMAEE, Thaise Miranda e Michele Fukuda, também estiveram presentes, reforçando a importância da conscientização e da ação conjunta no combate a esse grave problema.

Dados alarmantes mostram que, no Brasil, a cada hora, três crianças são abusadas, com cerca de 51% das vítimas entre 1 e 5 anos de idade. Anualmente, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no país, e apenas 7,5% dos casos são denunciados às autoridades, sugerindo que os números reais são ainda maiores.

O projeto conta com o apoio da secretaria municipal de Assistência Social, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Polícia Civil e Polícia Militar, Ministério Público, Vara da Infância e Criminal, igrejas e órgãos de proteção da criança e do adolescente.

Anterior Rio Branco do Sul filia-se a associação que representa o turismo sustentável
Próximo Campanha do Paraná chega a 13,2 mil toneladas de doações enviadas ao Rio Grande do Sul