FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA DE SUCESSO – PARTE VI


Prof. Luciane Dala Valle – Secretaria de Educação de Colombo
Prof. Luciane Dala Valle – Secretaria de Educação de Colombo

Esta é a última parte deste grande tema Família e Escola. Neste contexto, vejamos algumas práticas para cultivar valores e apoio familiar.

ROTINAS DE DIÁLOGO E REFLEXÃO

Reservar um momento semanal para conversas sobre o dia a dia escolar, sobre seus sentimentos, temas relevantes, ajudando a criança a refletir sobre suas ações e escolhas. Essas conversas, que podem ocorrer durante uma refeição ou no final do dia, incentivam a abertura e o respeito, reforçando o valor do diálogo como ferramenta de aprendizado e conexão.

EXEMPLO CONSCIENTE

A prática de valores como honestidade e empatia começa pelo exemplo. Pais que demonstram atitudes justas e éticas influenciam diretamente as atitudes dos filhos. Se os pais valorizam o esforço, aceitam erros e tratam as pessoas com respeito, as crianças tendem a replicar essas ações em seu próprio comportamento. Lembrando que o exemplo ensina mais que muitas palavras.

ATIVIDADES CONJUNTAS QUE PROMOVEM A ÉTICA E A EMPATIA

Participar de atividades sociais e voluntárias em família, por exemplo, pode ser uma forma prática de ensinar sobre cidadania e empatia. Realizar campanhas de arrecadação para comunidades locais, doar roupas e alimentos juntos ou visitar instituições de apoio ao próximo são práticas que ensinam as crianças a importância de contribuir para o bem-estar coletivo.

UMA REFLEXÃO FINAL

A presença e o apoio da família na vida escolar dos filhos são, acima de tudo, demonstrações de amor, responsabilidade e cuidado. O que oferecemos aos nossos filhos ao dedicar tempo e atenção à sua educação é a chance de crescerem como pessoas éticas, conscientes e capazes de contribuir para a sociedade. Esse é o maior presente que podemos oferecer: a construção de um caráter sólido, de uma mente curiosa e de um coração empático.

Pergunte-se: como tenho participado da jornada educativa de meu filho? Independentemente da idade dele, sou participativo? Às vezes, pequenos gestos, como ouvir sobre o dia na escola ou reservar um tempo para conversar, podem significar muito mais do que imaginamos. São nesses momentos de atenção que ensinamos a nossos filhos a importância de valores como o respeito e o amor pelo aprendizado.

Convido você a se engajar mais ativamente neste processo, a participar dessa “dança” entre família e escola. Com cada pequena ação, reforçamos essa aliança e lembramos que, juntos, temos o poder de transformar vidas.

E então, este tema foi importante para você? Comente com esta colunista o impacto em sua família. Até o próximo tema, abraços afetuosos.

Anterior REABERTURA DA UBS SEDE DE QUATRO BARRAS
Próximo CANTATA NATALINA INICIA HOJE EM RIO  BRANCO DO SUL