FAZENDA RIO GRANDE E PIRAQUARA SE UNEM PELO FUTURO URBANO

Fazenda Rio Grande, Piraquara

Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR
Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR

Por um Paraná mais democrático, sustentável e com menos buraco na rua! Duas cidades da Região Metropolitana de Curitiba pararam nesta quinta-feira (10), mas foi por uma boa causa: planejar o futuro! Fazenda Rio Grande e Piraquara realizaram suas Conferências Municipais das Cidades com o apoio do Governo do Estado, colocando urbanismo, habitação, mobilidade e saneamento na roda — e que teve boa de conversa!

Esses encontros não são só mais uma reunião cheia de planilhas e cafezinho: eles são parte fundamental para decidir o que será prioridade no desenvolvimento urbano nos próximos anos. Além disso, quem não realiza a conferência até o fim de abril… fica de fora da grana pública para projetos. É tipo um vestibular municipal para receber investimentos.

O secretário das Cidades, Guto Silva, marcou presença e deu o recado: “É nas cidades que a vida acontece. Precisamos escutar a população e trabalhar junto com as prefeituras para melhorar a rotina de todos”. E cá entre nós, com o programa Vida Nova — que promete ser o maior plano de urbanização da América Latina — não dá pra brincar de ficar parado.

A galera da sociedade civil também mostrou que entende do riscado. A professora aposentada Ana Lúcia Zambão, por exemplo, destacou que as organizações sociais são essenciais no debate: “Elas vivem perto da realidade das pessoas e sabem onde o calo aperta.” Já Regina Belo, assistente social e conselheira estadual, lembrou que o foco deste ano está nos planos plurianuais e na mobilidade urbana. Spoiler: vem aí propostas para a conferência estadual em junho!

Com mais de 200 conferências agendadas em todo o Paraná, o Estado segue como referência nacional na organização dos Conselhos das Cidades. E, se depender do engajamento visto em Fazenda Rio Grande e Piraquara, o futuro promete ser mais democrático, justo e — por que não? — com um asfalto lisinho.

Foto : Valdelino Pontes/SECID-PR

Anterior FARINHA COM “TEMPERINHO”? PRF ENCONTRA MAIS DE UMA TONELADA DE MACONHA ESCONDIDA EM CAMINHÃO NA BR-116
Próximo HERÓIS DE QUATRO PATAS: CÃES DA GUARDA MUNICIPAL AJUDAM A BOTAR ORDEM EM CURITIBA