Festa da Uva tem novidades no formato em 2023


A chegada da 56ª edição da Festa da Uva, que acontece de 2 a 5 de fevereiro, no Parque da Uva, traz, além da ansiedade da população em aproveitar o evento, novidades no formato da realização. A Comissão Organizadora, nomeada através da Portaria 432/22 de 20/07/2022, anunciou, por exemplo, que a edição desse ano da Festa da Uva conta com a parceria da iniciativa privada na organização do evento.

No molde deste ano, houve licitação para que uma empresa realize a gestão, por exemplo, da realização de shows nacionais, contratação de estruturas, administração de toda a praça de alimentação e setores de público e parque diversão. Com isso, a participação da prefeitura ficou em 20%, e a empresa vencedora da licitação ficou com os outros 80% da gestão.

Segundo Romualdo Uniczycki Filho, presidente da Comissão Organizadora, o objetivo é assegurar maior profissionalismo na realização da Festa. “Nesse formato, a organização da festa fica a cargo de gente que é profissional neste tipo de evento, e a prefeitura fica com a responsabilidade de apresentar e oferecer aos cidadãos tudo aquilo que ela tem de bom junto à população do município”, explicou.

O Parque da Uva já está praticamente pronto para receber o evento, segundo Romualdo. “As primeiras estruturas físicas para serem montadas estão chegando neste início de semana. Até o dia 30, tudo deve estar devidamente montado para a vistoria dos bombeiros”, relatou o presidente da Comissão.

PREFEITURA – Dentro do que cabe à Prefeitura de Colombo na realização do evento está a valorização do agronegócio e turismo. Por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, a Prefeitura realiza a I Feira Do Agronegócio e Turismo de Colombo. Serão apresentados 60 expositores dos mais variados segmentos deste setor, reunindo desde cultivadores, produtores, processadores e comerciantes destes segmentos, apresentando as vinícolas, cervejarias, café colonial e demais serviços da área do turismo.

Também será realizada, por meio do Departamento de Cultura do município, a tradicional Feira de Artesanato, com exposição dos trabalhos realizados por colombenses, e uma Feira Gastronômica da Cultura e Ação Social. Neste setor serão apresentados os participantes do projeto “Economia Solidária”, trabalho da Secretaria de Ação Social do Município em parceria com algumas entidades beneficentes convidas, como a APAE e a Associação dos Autistas de Colombo, entre outras.

PÚBLICO – Quem for à Festa da Uva também poderá visitar a Feira da Vitivinicultura, com 33 boxes de venda de uva, vinho, suco e outros produtos, em uma realização da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento em parceria com os produtores 15 tonelas de Uva e mais de 50 mil litros de vinho. Também haverá uma exposição de carros antigos em parceria com Hospital Club Car, de Colombo.

A expectativa é que essas atrações sejam amplamente visitadas durante o evento, segundo Romualdo Uniczycki. “Temos a expectativa de 20 mil pessoas em cada dia do evento, e a procura por ingressos tem sido bastante alta. Restam poucas entradas disponíveis, teremos capacidade máxima”, afirmou. Ele lembrou que essas pessoas terão à disposição um esquema de segurança e saúde amplo e completo, para garantir a tranquilidade dos visitantes.

Serão disponibilizadas quatro ambulâncias e um corpo médico completo para emergências de saúde. Na questão da segurança, as polícias Militar e Civil estarão presentes, bem como a Guarda Municipal e todo um quadro de seguranças de empresas privadas, que contarão com o suporte de câmeras de segurança, rádios comunicadores e drones.

Convidamos a toda a população de Colombo para que prestigie nosso evento mais tradicional. Temos trabalhado muito ao longo dos últimos dois meses para assegurar que a Festa da Uva seja um grande sucesso. É um resgate da nossa cultura e a celebração da vida”, destacou o presidente da Comissão Organizadora.

Anterior Visitantes da Festa da Uva terão acessibilidade inclusiva e espaço para crianças
Próximo Anvisa proíbe fabricação de sete produtos para cabelos