O filme “A opinião é sua, a realidade é minha”, produzido por adolescentes e jovens do Centro da Juventude de Pinhais e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e a empresa Pupilo TV, foi selecionado para a prestigiada 19ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto.
Dirigido, produzido e atuado por adolescentes e jovens de Pinhais, o filme integra a Mostra Educação do evento, na programação do Encontro da Educação – XVI Fórum da Rede Kino.
A exibição presencial está agendada para o dia 24 de junho, segunda-feira, às 12h, no Cineteatro do Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto, Minas Gerais. Durante a sessão, os participantes presentes terão a oportunidade de apresentar o filme no palco, seguido de um bate-papo mediado por um coordenador da Rede Kino. Além disso, para garantir a democratização do conhecimento, o filme também será exibido no site www.cineop.com.br, ficando disponível de 20 a 28 de junho de 2024.
Projeto Realidades
Durante oito encontros, aconteceu no Centro da Juventude a oficina de produção de vídeo “Projeto Realidades”, cujo objetivo foi refletir sobre as práticas de violência que acontecem nos dias atuais por meio das tecnologias digitais, práticas conhecidas como cyberbullying. Os encontros incluíram exercícios práticos de filmagem e ações cineclubistas sobre essa temática e, encerrando o ciclo da oficina, foi produzido um material audiovisual envolvendo os adolescentes e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras e do programa Agentes de Cidadania do CJ.
O curta-metragem foi exibido ao público em dezembro de 2023, em estreia realizada no Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann.
Sinopse
No terceiro ano do ensino médio, Isis declara seu amor por Bianca com uma carta sincera. Bianca expõe a carta no grupo de WhatsApp da escola e humilha Isis publicamente. “A opinião é sua, a realidade é minha” é um drama que aborda o impacto do cyberbullying nas escolas.
Direção: Adilson Lohan Bueno Bernardes
Mais informações pelo site: A opinião é sua, a realidade é minha – 19ª CineOP