Redação com: PMCGS
A grande final do Campeonato Campinense aconteceu no domingo (30), e não faltou emoção de todas as partidas, e os grandes vencedores foram : União Terra (série A) e o Esperafico (série B). Os jogos foram disputados no Centro Esportivo Pedro Dalprá Filho, campo da Sede e transmitidos pelo Facebook da Prefeitura de Campina Grande do Sul.
Na Série A, em partida eletrizante iniciada às 09 horas da manhã, Tchuruu F. C. e União Terra Boa F. C. deixaram seus torcedores quase sem fôlego. Os times anotaram um total de 6 gols num jogo muito disputado do início ao fim, terminando com o placar de 3 a 3 no tempo normal e decidido nas cobranças de pênaltis. O União Terra Boa F. C. sagrou-se Campeão da elite do futebol campinense, com o placar de 5 x 4 nas penalidades.
Ao final da partida foram entregues os troféus de artilheiro, defesa menos vazada e fair play. Izael, atacante do C. A. Rosário Campina balançou as redes 12 vezes e foi o artilheiro do Campeonato de 2023. Com apenas 14 gols sofridos durante todo o campeonato, a equipe do Fox F. C. recebeu o prêmio de defesa menos vazada. O troféu de fair play ficou com a equipe do Eucaliptus F. C. como a mais disciplinada do campeonato.
Logo após a final da série A e a premiação do Campeão e dos destaques, foi disputada a partida final da Série B entre The Brothers e Esperafico F. C.
Em um jogo muito equilibrado do início ao fim, aos 18 minutos do segundo tempo, a equipe do Esperafico F. C. abriu o placar e incendiou o restante da partida. O The Brothers até que tentou, mais não teve forças para reverter o resultado, que acabou em um tento a zero, fazendo dos estreantes do campeonato, os mais novos Campeões da Serie B do Campinense 2023.
Ao final da partida foi realizado o protocolo de entrega dos troféus de artilheiro, defesa menos vazada e fair play. Wictor, atleta do The Brothers e Weslei, atleta do Braguense E.C., ambos com 10 gols, foram os artilheiros da Série B. A defesa menos vazada foi da equipe do The Brothers, com apenas 4 gols sofridos e o troféu de fair play ficou com a equipe do Garotos da Vila, como mais disciplinada, inclusive sendo a mais disciplinada entre os dois campeonatos (Séries A e B), com apenas 6 cartões amarelos recebidos. Um bom exemplo a ser seguido.