O prefeito Rafael Greca lidera, a partir desta sexta-feira, dia 1º de novembro, uma missão oficial de Curitiba em Barcelona e Roma para apresentar as experiências da capital como cidade inteligente, igualitária, sustentável e inovadora. Na capital italiana, Greca ainda terá uma audiência privada com o Papa Francisco, em que irá compartilhar com o Santo Padre o compromisso de sua gestão com os mais vulneráveis.
Em Barcelona (Espanha), ele participa da premiação do Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes) – Curitiba é uma das sete finalistas do prestigiado prêmio internacional -, e ainda do Smart City Expo World Congress 2024, maior evento de cidades inteligentes do mundo. Já em Roma (Itália), Greca terá reuniões com autoridades brasileiras e italianas e com representantes da FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, para compartilhar as experiências de Curitiba em segurança alimentar e combate à fome.
“Vamos mostrar nestes fóruns internacionais as iniciativas que consagraram Curitiba como a Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023 pela Fira Barcelona. Os participantes, entre especialistas em cidades inteligentes, representantes de organizações internacionais e gestores públicos de todo o mundo, poderão saber mais sobre a Fazenda Urbana e os Jardins de Mel; as hortas urbanas; o Câmbio Verde; a Pirâmide Solar de Curitiba; as 550 mil árvores plantadas; os projetos de eletromobilidade no transporte público e os do Novo Inter 2 e BRT Leste-Oeste; o Bairro Novo da Caximba; os aplicativos e plataformas Saúde Já e 156; a Central Saúde Já; o Wi-fi Curitiba; o Fab Lab do Cajuru; a Muralha Digital; e as ações voltadas ao empreendedorismo e à inovação do Vale do Pinhão”, antecipa Greca.
ICF
Entre os dias 1º e 7 de novembro, Greca estará em Barcelona para participar dos dois importantes eventos internacionais de cidades inteligentes. A programação na cidade espanhola começa com encontros e debates do ICF Global Summit 2024, do Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes), referência internacional em pesquisas sobre cidades inteligentes, que ocorre até o dia 4 de novembro.
O ponto alto do fórum será no último dia (4/11), quando Curitiba, como uma das sete finalistas do prêmio do ICF, poderá ser consagrada como a Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024. Pelo quarto ano consecutivo, a capital paranaense avançou ao Top 7 das que seguem para a grande final.
Smart City World Congress
A partir do dia 5 de novembro, Greca participa do Smart City World Congress, maior encontro mundial das discussões sobre smart cities (cidades inteligentes) da franquia chancelada pela Fira Barcelona, do qual Curitiba também faz parte e sedia a edição brasileira.
O evento de cidades inteligentes em Barcelona, que este ano será realizado até 7 de novembro, é referência mundial entre os setores público e privado para o intercâmbio de novas tecnologias e serviços de cidades inteligentes.
Além de participar de reuniões e encontros com autoridades internacionais, Greca vai inaugurar no Smart City World Congress um estande da Prefeitura na área de expositores, levando para especialistas do mundo todo as experiências exitosas de Curitiba.
Nesta primeira etapa da viagem, o prefeito de Curitiba estará acompanhado do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; do secretário de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; e do assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro.
FAO e Santo Padre
A partir do dia 8 de novembro, Greca inicia em Roma (Itália) a segunda etapa da missão oficial de Curitiba na Europa, com uma programação de encontros e visitas a autoridades brasileiras e italianas.
As agendas, que ocorrem até 14 de novembro, incluem reuniões com o embaixador do Brasil na Santa Sé, Everton Vieira Vargas, e com o embaixador do Brasil na Itália, Renato Mosca.
Greca estará acompanhado em Roma dos secretários municipais de Segurança Alimentar, Luiz Gusi, e de Finanças, Cristiano Hotz; e do assessor de Articulação Política da Prefeitura de Curitiba, Lucas Navarro.
Na capital italiana, o prefeito terá duas importantes reuniões com representantes da FAO, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, e autoridades da capital italiana para tratar de segurança alimentar e combate à fome.
Greca terá encontros com a embaixadora Carla Carneiro, representante permanente do Brasil junto à FAO, e com Fabio Bonanno, chefe de Política Agrícola e Alimentar de Roma; com Andrea Messori, da rede de hortas comunitárias e agricultura urbana de Roma; e Fabio Ciconte, presidente do Conselho de Política Alimentar de Roma.
“Vamos mostrar que experiências curitibanas como as hortas comunitárias, fazendas urbanas, Armazéns da Família, Mesas Solidárias e restaurantes populares podem ser replicadas em todo o mundo e ajudar a combater a fome. Também vamos conhecer experiências italianas”, salienta o prefeito.
No penúltimo dia da agenda em Roma (13/11), Greca terá um momento muito especial, uma audiência reservada com o Papa Francisco, no Vaticano, em que irá apresentar para o Santo Padre as ações de Curitiba para a proteção aos mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua, idosos e famílias carentes.
“Pretendo compartilhar com o Santo Padre iniciativas como Mesa Solidária, FAS SOS, Câmbio Verde e o Bairro Novo da Caximba, que garantiram a Curitiba o reconhecimento de Cidade Mais Igualitária do Brasil”, salienta o prefeito.
Durante a viagem oficial de Greca, o vice-prefeito Eduardo Pimentel assumirá o cargo de prefeito em exercício até o dia 14. Greca reassume a Prefeitura de Curitiba no dia 15 de novembro.