Guaratuba: Ferry boat terá isenção de tarifa até final do ano


Redação com AEN

Com o avanço do projeto da ponte sobre a baía de Guaratuba, no litoral do estado, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER) formalizou a assinatura do novo contrato para operação do ferry boat. O prazo de operação será curto, de apenas dois anos, e não haverá cobrança de tarifa de embarque pelo menos até o final de 2023.

Essa isenção pode ser prorrogada, mas tal decisão deve ser tomada somente quando este período inicial estiver no final. A Internacional Marítima Ltda. foi a vencedora da licitação e ficará encarregada de operar a travessia de Guaratuba neste contrato. O investimento no novo acordo é de R$ 131 milhões. 

O contrato prevê os serviços e a aquisição de materiais para manutenção dos ferry boats, pontes e flutuantes, disponibilização de até três conjuntos de balsa + rebocador (ou ferry boats, além dos três que já estão disponíveis) com capacidade de transporte simultâneo de 180 veículos de passeio, estrutura flutuante para manutenção, rebocador para apoio, painel de mensagens variáveis em LED, guindaste móvel sobre pneus, fornecimento de combustível e contratação de toda a mão de obra necessária para a operação.

O Governo do Paraná vai analisar a possibilidade da cobrança de tarifa, a partir de 2024, para cobrir parcialmente os custos da travessia.

Essa nova solução atende a demanda até a construção da Ponte de Guaratuba, que terá quatro faixas de tráfego, calçadas e ciclovia, com dispositivos de segurança disciplinando o trânsito na obra de arte especial. A obra prevê também adequações das vias de acesso à ponte. Está em andamento nesse momento a etapa de elaboração de projetos de engenharia da obra e dos relatórios ambientais, visando a obtenção da próxima licença ambiental, a Licença de Instalação. As obras devem começar no segundo semestre.

 

Anterior Durante partida de futebol, Secretário Ratinho Gotardo é agredido
Próximo Sanepar apresenta projeto Reserva Hídrica do Iguaçu em reunião do Pró-Metrópole