Histórico escolar agora somente no formato digital


Redação com AEN

O objetivo da Secretaria da Educação (Seed) é tornar o acesso à documentação mais simples, ágil e rápido, por meio da Área do Aluno, no portal da Secretaria da Educação. A emissão acontece em até 7 dias a partir da solicitação. A partir de agora, a solicitação do histórico escolar na rede estadual passa a ser feita somente no formato digital.

Este documento detalha a trajetória completa do estudante desde os primeiros anos letivos, e é indispensável para garantir a continuidade dos estudos e – em alguns casos – o ingresso no mercado de trabalho. Segundo o secretário da Educação, Roni Miranda, a adoção da emissão digital de históricos escolares é um importante avanço.

“O formato digital, além de evitar o deslocamento dos estudantes e a longa espera pela emissão do documento físico, garante que com apenas alguns cliques, eles acessem seus históricos de maneira rápida e conveniente, a qualquer hora e em qualquer lugar, desde que tenham acesso à internet. Além disso, a versão virtual permite um arquivamento seguro e duradouro dos registros acadêmicos, minimizando a chance de perdas ou danos ao documento físico”, destaca.

SOLICITAÇÃO – Alunos da rede estadual devem solicitar o histórico pela Área do Aluno, na função “histórico escolar”. Também é possível requisitar a emissão pelo Portal PIÁ (Paraná Inteligência Artificial), pela “guia de serviços”, clicando em “documentos” e, em seguida, na opção “documentação escolar”.

Ex-alunos da rede estadual também podem pedir o histórico pela Área do Aluno, clicando na tela inicial (sem necessidade de fazer login) na opção “sou ex-aluno e quero solicitar o meu histórico escolar”.

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