INSCRIÇÕES ABERTAS PARA EXAMES DO EJA ONLINE NO PARANÁ


Educação de Jovens e Adultos: oportunidade de certificação e retomada dos estudos em todo o Paraná. Foto | Lucas Fermin/SEED

Prazo para garantir a certificação segue até 21 de janeiro; provas começam em fevereiro

A partir desta segunda-feira (13), interessados em concluir os ensinos Fundamental ou Médio pela Educação de Jovens e Adultos (EJA) podem se inscrever para os exames online de certificação. O prazo vai até 21 de janeiro e as inscrições devem ser realizadas presencialmente na escola estadual mais próxima.

O período de inscrições para os exames da Educação de Jovens e Adultos (EJA) online está oficialmente aberto. Para participar, é necessário que os candidatos compareçam a uma escola estadual, portando documento oficial com foto, dentro do prazo estipulado até o dia 21 de janeiro.

Os exames são divididos por etapas. Para o Ensino Fundamental, é obrigatório que o aluno tenha, no mínimo, 15 anos completos. Já os candidatos ao Ensino Médio devem ter 18 anos ou mais. Durante a inscrição, é possível escolher os componentes curriculares ou módulos que ainda precisam ser concluídos.

Provas e resultados:
As provas presenciais serão aplicadas entre os dias 17 de fevereiro e 24 de abril, utilizando os computadores das escolas onde o candidato realizou a inscrição. O resultado final será divulgado no dia 8 de maio.

Sobre o EJA no Paraná:
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é ofertada gratuitamente em mais de 250 escolas da rede estadual de ensino. Desde 2010, o programa funciona também pela Ação Pedagógica Descentralizada (Aped), facilitando o acesso à educação em diversos municípios.

A modalidade permite a conclusão do Ensino Fundamental Fase II (6º ao 9º ano) em até dois anos para pessoas a partir dos 15 anos, e do Ensino Médio em um ano e meio para pessoas a partir dos 18 anos. Somente no primeiro semestre de 2024, mais de 35 mil estudantes foram atendidos pelo programa.

Anterior NOTAS DO ENEM 2024 JÁ ESTÃO DISPONÍVEIS
Próximo COLOMBO RECEBE NOVOS GUARDAS MUNICIPAIS PARA REFORÇAR SEGURANÇA