INTEGRAÇÃO COM ASSISTENTES REDUZ CUSTOS E MELHORA ATENDIMENTO

tecnologia

 

As empresas já perceberam que ignorar o poder da Inteligência Artificial (IA) não é uma opção viável, especialmente quando falamos de assistentes integrados ao WhatsApp. A facilidade de uso do aplicativo melhora não só o atendimento ao público, mas também a percepção de quem interage com a empresa pela primeira vez.

De acordo com a consultoria Gartner, essa é uma tendência global: 85% das interações com clientes deverão ser automatizadas até o final de 2026. Para Eliziário Vitoriano, especialista em IA e fundador do Talks Educação, essa é a nova fase da comunicação empresarial, aproveitando o canal mais popular do Brasil.

“A matemática é simples: no Brasil, 147 milhões de pessoas usam o WhatsApp, ou seja, 99% dos brasileiros on-line. Nada mais natural que esse seja o canal principal de contato”, explica Vitoriano. “Por isso, é importante integrar a inteligência artificial com CRMs e formulários, para deixar o atendimento mais rápido e estratégico, criando um banco de informações valiosas”.

EIA MAIS NO METROPOLITANO
– Leia todas as notícias de Pinhais
– Leia todas as notícias de Rio Branco do Sul
– Leia todas as notícias de Quatro Barras
– Leia todas as noticias de Cerro Azul
– Leia todas as notícias de Piraquara
– Leia tudo sobre empreendedorismo no Brasil

GANHOS EM PRODUTIVIDADE E CUSTOS

 

Segundo o especialista, a IA libera as equipes para outras atividades mais urgentes. A integração dos canais de contato com sistemas de CRM e formulários digitais traz resultados rápidos, como redução no tempo de resposta, melhor organização de dados e mais agilidade no fluxo de informações.

“Já é realidade nos setores de educação, em serviços jurídicos e em consultorias, que já entenderam o ganho em produtividade e a consequente redução de custos operacionais”, afirma. Vitoriano ressalta, no entanto, que a automação deve ser supervisionada. O objetivo não é substituir pessoas, mas sim transformar a experiência do cliente em algo eficiente e humano.

“O próximo nível será a personalização em grande escala, e para isso a tecnologia vai estar preparada. Cabe às empresas readequar seus funcionários e migrar quem fazia essas operações para setores mais estratégicos, desafogando a rotina inteira”, completa.

Anterior PADRONIZAÇÃO E IA REDUZEM ERROS E GERAM ECONOMIA EM EMPRESAS, APONTA ESPECIALISTA
Próximo 40 anos em 40 dias: Chef Vergé comemora quatro décadas com campanha especial