Intercâmbio cultural pode aproximar Uruguai e Curitiba


Prefeito Rafael Greca, recebe o embaixador do Uruguai, Guilhermo Valles Gamés, o prefeito de Rivera, Richard Sander, a cônsul-geral do Uruguai em SP, Marta Echarte Baraibar, o casal Marlus e Marta Moro, e o assessor de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó – Imagem: Pedro Ribas/SMCS

Possibilidades de intercâmbio cultural entre o Uruguai e Curitiba foram o tema central da visita de cortesia feita pelo embaixador do Uruguai no Brasil, Guillermo Valles Galmes, ao prefeito Rafael Greca nesta terça-feira, dia 23 de abril. O encontro aconteceu no Palácio Solar 29 de Março.

“Curitiba é referência internacional em muitas áreas. A aproximação com a cidade é necessária”, disse o embaixador, que está na capital paranaense pela primeira vez desde que assumiu o cargo, em 2020. Ele veio acompanhado da cônsul-geral do Uruguai em São Paulo, Marta Echarte Baraibar, e do prefeito da cidade uruguaia de Rivera, Richard Sander.

“Vamos começar um Mercosul cultural. Por que não a Camerata Antiqua de Curitiba se apresentar no seu país?”, sugeriu Greca ao embaixador, que gostou da ideia. O grupo de música erudita está completando 50 anos em 2024.

O prefeito curitibano recebeu de presente do colega uruguaio um catálogo das obras do pintor e professor de arte de Rivera Osmar Santos, morto em março passado aos 89 anos. “Ele fez um trabalho espetacular e precisa ser conhecido pelos brasileiros também”, disse o prefeito curitibano.

A convite de Greca, também participaram do encontro o médico Marlus Moro e sua mulher, Marta Fabbri Moro, que é uruguaia. O casal é amigo do prefeito. O assessor-chefe de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó, acompanhou o grupo.

Anterior Bolsa Atleta Quatro Barras investe R$ 150 mil em jovens esportistas da cidade
Próximo Mais de 90 cidades do Brasil e do mundo participam de Congresso em maio na capital