Jogos de Aventura e Natureza movimentaram Curitiba e o Sudoeste com 4 mil atletas


Curitiba recebeu o Campeonato Brasileiro de BMX Racing, com 970 atletas de todo o Brasil. Motocross acontece no próximo final de semana, em Telêmaco Borba – Imagem: SEES-PR

A terceira e última etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, no Vale do Iguaçu, chega ao segundo final de semana. No último sábado, dia 21 de setembro, e domingo, dia 22, mais de 20 eventos movimentaram seis municípios da região: Pato Branco, Cascavel, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Mangueirinha e Realeza. Ao todo, cerca de 4 mil atletas participaram de competições, apresentações e oficinas. Além disso, como parte da programação, Curitiba recebeu o Campeonato Brasileiro de BMX Racing, com 970 atletas de todo o Brasil.

O destaque é o Festival da Família, figurinha carimbada em todas as edições dos JANs, com dois dias de aulas de dança, recreação infantil, oficinas esportivas, apresentações de wheeling e bmx, parede de escalada, tirolesa e balão. No sábado, a programação do Festival contou com show da banda Batucação, a partir das 16h. No domingo, às 15h, foi a vez da Banda Gralha se apresentar, seguida da Banda da Polícia Militar do Paraná.

“Movimentamos a rede hoteleira, restaurantes e demais unidades de comércio e serviços destas cidades, com grande impacto na economia. Esse é o princípio dos Jogos de Aventura e Natureza: ter o esporte como indutor do turismo e do desenvolvimento das diversas regiões do Estado”, afirma o diretor de Inovação da Secretaria do Esporte, Tiago Campos.

JANS – Após passar por Curitiba e Região Metropolitana e pelo Litoral do Estado, a edição 2024 dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs) tem sua terceira e última etapa do ano com o Vale do Iguaçu, iniciada no dia 13 de setembro e que acontece até o dia 29, com mais de 40 eventos esportivos realizados em Pato Branco, Medianeira, Capanema, Cascavel, Coronel Vivida, Dois Vizinhos, Mangueirinha, Realeza e Telêmaco Borba.

Criados pelo Governo do Estado e realizados pela Secretaria do Esporte (SEES), os Jogos unem prática esportiva, turismo e a preservação ambiental em um evento itinerante, gerando impactos positivos tanto para a comunidade esportiva quanto para a economia local. O formato é pioneiro no Brasil.

Confira como foi a programação do último fim de semana:

21 – Desafio JAN de Cross Games, em Pato Branco
21 – Corrida de Aventura, em Mangueirinha
21 – BMX Freestyle, em Mangueirinha
21 – Wheeling, em Mangueirinha
21 e 22 – Campeonato Brasileiro de Handebol de Areia, em Cascavel
21 e 22 – Campeonato Paranaense de Vôlei de Praia, em Dois Vizinhos
21 e 22 – Campeonato Brasileiro de BMX Racing, em Curitiba
21 e 22 – Paranaense de Rally de Velocidade, em Pato Branco
21 e 22 – Paranaense de Paraquedismo, em Realeza
21 e 22 – Paranaense de Skate, em Pato Branco
21 e 22 – Oficina de Patinação, em Pato Branco
21 e 22 – Festival da Família, em Pato Branco
21 e 22 – Desafio JAN de Futevôlei, em Pato Branco
21 e 22 – Paranaense de Teqball, em Pato Branco
21 e 22 – Open de Vôlei de Praia, em Realeza
22 – Desafio JAN de Obstáculos, em Coronel Vivida
22 – BMX Freestyle, em Pato Branco
22 – Wheeling, em Pato Branco
22 – Atletismo Cross Country, em Pato Branco
22 – Open de Basquete 3×3, em Realeza

Próximo final de semana:

28 e 29 – Motocross, em Telêmaco Borba.

Anterior Inaugurada ponte que liga Ilha dos Valadares ao centro de Paranaguá
Próximo Estado capacita 5,8 mil servidores da educação para atuar como brigadistas