A prefeita reeleita de Rio Branco do Sul, Karime Fayad, não apenas administra a cidade com pulso firme, mas também acaba de lançar sua própria coluna de blog. No seu primeiro post, ela expôs episódios chocantes de preconceito e violência institucional, revelando os bastidores do poder e as dificuldades enfrentadas por mulheres na política.
“Ouvi de um deputado estadual, em público: ‘ainda vou te f****’. Fiquei tão perplexa que só reagi horas depois”, relata Karime em sua estreia.
Além do forte posicionamento, Karime tem uma trajetória profissional e política marcada por uma gestão inovadora, pautada pelo desenvolvimento urbano e social de Rio Branco do Sul. Com uma formação sólida em Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Urbano, ela uniu conhecimento técnico e visão política para transformar a cidade.
Karime nasceu em uma família com forte ligação com a saúde e, que tem relação com o cuidado com as pessoas. Quando perguntada se há alguma relação de suas origens com a decisão de seguir uma carreira que pode ajudar os outros, como arquiteta e urbanista, ela vai direto ao ponto:
“A questão da saúde não influenciou minha decisão profissional em prol da arquitetura. Pelo contrário, meu pai queria que eu fosse médica. Mas escolher arquitetura e urbanismo, e me especializar em planejamento urbano me direcionam para cuidar das cidades. Apesar disso, meu pai sempre trouxe como médico do povo, um olhar mais atento e sensível com as demandas das pessoas que mais necessitam do poder público.”
O PODER DA GESTÃO URBANA
A prefeita, que tem especialização em Gestão Urbana e Direito à Cidade, além de um mestrado em Planejamento Urbano, sempre viu a política como uma extensão natural de seu trabalho.
“Pensar em cidades é um ato político. Quando entrei na arquitetura e tive as disciplinas de urbanismo, entendi que era esse o caminho a seguir. Decidi que queria organizar as cidades. E meu conhecimento técnico ajudou muito na transformação que está em curso em Rio Branco do Sul.”
Antes de assumir a prefeitura, Karime trabalhou na administração pública de Pinhais, onde adquiriu experiência fundamental para sua atuação. “Pinhais tem uma gestão muito organizada e com servidores de muita capacidade técnica. Trabalhei na secretaria de obras, de educação e de urbanismo. Ter conhecimento da gestão pública é fundamental para entrar com o mínimo de bagagem no mandato.”
UMA CIDADE EM TRANSFORMAÇÃO
Ao assumir Rio Branco do Sul, Karime encontrou uma cidade sem planejamento, com ocupações irregulares e pouca mobilidade urbana. Desde então, sua administração implementou um verdadeiro processo de reestruturação.
“Assumi o município somente com um lote público. Hoje já temos aproximadamente 50 lotes de propriedade do município. Revitalizamos o centro, trazendo beleza e acessibilidade. Estamos abrindo novas ruas estratégicas para conectar os bairros e levando infraestrutura para onde não existia. Uma verdadeira revolução!”

Entre os projetos em andamento, destacam-se:
– Hospital e Maternidade de Rio Branco do Sul, que atenderá toda a região do Vale da Ribeira.
– Requalificação da Avenida Ermirio de Moraes, em parceria com a Votorantim Cimentos.
– Pavimentação da estrada rural Antonio Fiorese, conectando Rio Branco a Colombo.
– Construção da Escola em Tempo Integral Nilce Faria Elias, no bairro Jardim Albarana.
KIT MORADIA: UMA REFERÊNCIA EM HABITAÇÃO SOCIAL
Um dos maiores orgulhos da gestão de Karime Fayad é o Kit Moradia, um programa que oferece materiais para a construção de moradias dignas para famílias em situação de vulnerabilidade.
O projeto já rendeu reconhecimento estadual, garantindo a Rio Branco do Sul o Prêmio Gestor Público do Paraná (PGR-PR) pela segunda vez consecutiva.
“O Kit Moradia é mais do que um programa habitacional. É uma porta de acesso a direitos, uma oportunidade de oferecer dignidade para quem mais precisa.”
Perguntada sobre o que deseja deixar para a cidade ao fim de sua gestão, Karime é enfática:
“Uma cidade com cara nova. Boa de viver, com mais qualidade de vida. Onde todos são tratados com respeito e igualdade”.
Karime Fayad segue sua jornada transformando Rio Branco do Sul com um olhar técnico, sensível e humano. E, acima de tudo, reafirmando o protagonismo feminino na política brasileira.