MAIS DE 70% DOS CONSUMIDORES RELATAM PROBLEMAS COM OPERADORAS DE CELULAR, APONTA PESQUISA DO PROCON-PR


Mais de 2 mil pessoas participaram do levantamento, que apontou insatisfação com a clareza das informações. Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Uma pesquisa realizada pelo Procon-PR nos dias 18 e 19 de setembro revelou que a maioria dos consumidores do Paraná enfrenta dificuldades com os serviços de telefonia móvel. Mais de 2 mil pessoas participaram do levantamento, que apontou insatisfação com a clareza das informações e com a qualidade do atendimento oferecido pelas operadoras.

De acordo com os resultados:

  • 76,8% dos usuários já tiveram problemas com suas operadoras de celular
  • 51,5% afirmam que as informações sobre o funcionamento do plano não são acessíveis ou claras.
  • 16,8% disseram estar totalmente satisfeitos,
  • 63,8% estão parcialmente satisfeitos
  • 19,4% insatisfeitos.

PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES

Entre as queixas mais frequentes registradas estão cobranças indevidas, tarifas por serviços não solicitados, cobranças após o cancelamento do contrato e ofertas não cumpridas. Foto: Getty Images

Entre as queixas mais frequentes registradas estão cobranças indevidas, tarifas por serviços não solicitados, cobranças após o cancelamento do contrato e ofertas não cumpridas. Segundo o Procon-PR, em 2025, dos quase 100 mil atendimentos feitos pela plataforma consumidor.gov.br, 15 mil estão relacionados a operadoras de telecomunicações.

ALERTA DAS AUTORIDADES

Para o secretário da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, os dados mostram a necessidade de maior transparência.

“As empresas precisam adotar medidas que assegurem maior clareza e qualidade nas informações repassadas aos clientes”, afirmou.

A coordenadora do Procon-PR, Claudia Silvano, reforça que os consumidores devem utilizar os mecanismos disponíveis para garantir seus direitos.

“O consumidor deve sempre conferir sua conta ou fatura. Em caso de divergência, é possível registrar reclamação na plataforma consumidor.gov.br, que possui prazo de resposta de até 10 dias e índice de resolução próximo a 80%”, orientou.

NOVAS REGRAS PARA O SETOR

A entrada em vigor do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações (Resolução nº 765/2023) deve reforçar a proteção dos usuários. O objetivo é garantir mais transparência, respeito ao consumidor e maior agilidade na resolução de conflitos com as empresas do setor.

Anterior CUIDADOS COM A PELE NEGRA GANHAM DESTAQUE NA DERMATOLOGIA
Próximo TERCEIRA AUDIÊNCIA PÚBLICA DO PDUI-RMC SERÁ REALIZADA EM PINHAIS