Com informações da Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para tratamento da obesidade. Trata-se da semaglutida, que já era utilizada no Brasil para tratamento do diabetes tipo 2. A droga é vista por especialistas como um grande passo no tratamento da obesidade. Isso porque ela possibilita uma perda de peso superior a 15%, enquanto medicamentos já em uso para esta finalidade possibilitam perdas entre 5% e 10%.
O uso da semaglutida, que é injetável, terá dosagem distinta para os tratamentos de obesidade e da diabetes. Para o controle da glicose, a aplicação é de 0,5 miligrama a 1 miligrama, enquanto para perda de peso é de 2,4 miligramas.
“Quando o paciente tem uma indicação de perda de peso inferior a 5% do peso corporal, a melhor indicação é mudança de hábito alimentar. Quando tem a necessidade de perda de peso de mais de 5%, até 15%, aliam-se as mudanças de hábitos de vida e a terapia farmacológica. A novidade é que a semaglutida pode reduzir mais de 15%”, explica o médico Paulo Miranda, presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
COMO FUNCIONA – O medicamento age no cérebro do paciente, em uma região chamada hipotálamo, e aumenta a percepção de saciedade. Assim, o paciente tem seu apetite diminuído e, consequentemente, come menos. De acordo com a endocrinologista do Hospital Universitário de Brasília (HUB) Monalisa Azevedo, a semaglutida reproduz efeitos de substâncias presentes no nosso corpo.
“Em nosso organismo existe a produção de algumas substâncias, pelo nosso trato digestivo, que são substâncias que agem no nosso sistema nervoso central, diminuindo o apetite, aumentando a saciedade e diminuindo o gasto energético. Esse medicamento imita o que essas substâncias, que já existem no organismo, fazem”, explica.
INDICAÇÃO – O tratamento com esse medicamento é indicado para pacientes com obesidade ou sobrepeso. O paciente deve ter um Índice de Massa Corporal (IMC) a partir de 30 ou um IMC a partir de 27 aliado a problemas de saúde relacionados à obesidade, como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares ou apneia obstrutiva do sono. O IMC é calculado dividindo o peso corporal (kg) pela altura (m) ao quadrado. Ou seja, IMC = kg/m².
A semaglutida pode ser usada como primeira estratégia para perda de peso, desde que sejam atendidos os critérios de indicação. No entanto, que o uso do medicamento deve vir acompanhado de outras providências, como mudança de hábitos alimentares e exercícios físicos. E todo o tratamento deve ser supervisionado por um médico.