Milhares de pessoas se reuniram no centro de Pinhais no último sábado (30) para o tradicional Desfile da Independência. O evento, realizado na Avenida Camilo di Lellis, celebrou a emancipação política do Brasil e contou com a participação de mais de 100 instituições, incluindo grupos civis, militares e membros da comunidade.
Com um dia ensolarado, o desfile atraiu famílias para as arquibancadas e laterais da via, que foi palco de fanfarras, bandas, servidores públicos, frotas da prefeitura e de forças de segurança, veículos antigos e cavalarias oficiais.
A prefeita Rosa Maria abriu a celebração, enaltecendo a diversidade e o progresso do município. “Nós vamos ver aqui o retrato de uma cidade que se constrói todos os dias, pelas mãos dos trabalhadores, dos familiares, construindo uma Pinhais mais justa, mais igualitária, mais humana e para todos”, afirmou.
LEIA MAIS NO METROPOLITANO
– Leia todas as notícias de Pinhais
– Leia todas as notícias de Rio Branco do Sul
– Leia todas as notícias de Quatro Barras
– Leia todas as noticias de Cerro Azul
– Leia todas as notícias de Piraquara
– Leia tudo sobre empreendedorismo no Brasil
PARTICIPAÇÃO CÍVICA E CULTURAL
O evento reforçou a participação popular e as tradições. A professora aposentada Janete Maria da Silva Araújo compartilhou seu sentimento de civismo, ressaltando a importância de incentivar as crianças nesse momento. “É uma forma de respeito à pátria, à cidadania, e a gente tem que incentivar as crianças nesse momento”, disse.
A Capoeira Nota 10, que também desfilou, celebrou sua certificação como Ponto de Cultura. O professor Clone destacou a relevância da arte como um ato de resistência e representatividade genuína brasileira. “A capoeira tem tudo a ver com a História do Brasil, porque ela mexe com seu contexto social, através dos negros que vieram escravizados em busca da liberdade”, explicou.