Medida valoriza carreiras e oferece novas perspectivas de ascensão profissional para policiais e bombeiros do Paraná.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou, nesta segunda-feira (9), a lei que cria os Quadros de Oficiais Especialistas (QOE) na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Paraná. A iniciativa visa fortalecer a carreira dos praças, abrindo caminho para que soldados, sargentos e subtenentes possam alcançar postos de oficial nas corporações.
A criação do Quadro de Oficiais Especialistas (QOE) faz parte de um conjunto de ações do Governo do Estado para valorizar os profissionais da segurança pública no Paraná. A legislação sancionada pelo governador regulamenta a ascensão de praças às carreiras de oficial, um passo significativo para o desenvolvimento e modernização das corporações.
“Com esta medida, o Paraná avança na valorização dos nossos policiais e bombeiros, garantindo novas oportunidades e fortalecendo a segurança pública. Estamos em um momento de conquistas, como a redução dos índices de homicídios e recordes em apreensões de drogas e armas”, destacou Ratinho Junior.
Para ingressar no QOE, os praças deverão passar pelo Curso de Habilitação de Oficiais Especialistas (CHOE), com até 1.000 horas/aula. O curso será ofertado para subtenentes e sargentos da Polícia Militar, além de subtenentes do Corpo de Bombeiros. A aprovação no curso, que inclui provas escritas, exames de saúde e testes de aptidão física, é pré-requisito para a progressão na carreira.
Segundo o secretário estadual da Segurança Pública, coronel Hudson Teixeira, a iniciativa representa um marco para a segurança pública no Estado. “Essa medida reforça o compromisso do Governo com o reconhecimento e a valorização dos profissionais que dedicam suas vidas à proteção da população”, afirmou.
A nova lei também extingue o Quadro Especial de Oficiais da Polícia Militar (QEOPM), criado em 2006, mas garante os direitos adquiridos pelos oficiais desse grupo. Com as mudanças, o fluxo de carreira será otimizado, ampliando as promoções e possibilitando novos concursos para reforço do efetivo.