No final de janeiro, a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, localizada na região Oeste, em Foz do Iguaçu, concluiu 76% de sua execução sobre o Rio Paraná. A obra é de suma importância para o incremento do comércio entre os dois países e representa um grande marco fundamental na política de transportes brasileira.
A obra vem sendo realizada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e o projeto conta com o apoio do governo federal, sendo administrado pelo governo do estado em parceria com a Itaipu Binacional, que investiu R$ 323 milhões para a sua realização. A ponte contará com 760 metros de extensão e vão livre de 470 metros, o maior da América do Sul.
“Além da grande obra, um orgulho para a engenharia nacional, a Ponte da Integração terá um papel importante para o desenvolvimento de Brasil e Paraguai, criando um fluxo intenso de carga entre os dois países”, alega o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “Apesar da complexidade, do grande desafio, a obra anda em bom ritmo. É um sinal de que houve planejamento”, conclui.
Atualmente, os trabalhos estão concentrados nas pistas por onde passarão os veículos e pedestres. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçadas de 1,7 metro nas laterais. Até o momento, foram investidos aproximadamente R$ 177 milhões por parte dos recursos disponibilizados pela Itaipu.
“Temos a absoluta convicção de que o emprego desses recursos está contribuindo para que o Brasil realmente comece a decolar, que tenha obras estruturantes, e que tenha um desenvolvimento sustentável muito mais acentuado e rápido”, declarou o diretor-geral da binacional Itaipu, João Francisco Ferreira.
O detalhamento da obra é divulgado mensalmente no informativo digital, disponível no portal do DER/PR e também enviado por e-mail para quem se inscrever no site. A rodovia Perimetral Leste, que tem por objetivo conectar 15 quilômetros de extensão entre a Ponte de Integração e a nova aduana argentina às rodovias BR-469 e BR-277, também está sendo construída.
O rol de obras estruturantes financiadas na região Oeste do Paraná pela margem brasileira da Itaipu, também inclui a duplicação da pista do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, já concluída, além da revitalização do sistema de transmissão de Furnas, entre outros projetos financiados pela binacional. Os investimentos da empresa na região somam R$ 2,5 bilhões.
Sem comentários