ONG EquoSorriso comemora 10 anos com feijoada beneficente


ONG oferece equoterapia para potencializar crianças e adolescentes para a vida social, familiar e escolar em São José dos Pinhais 

A combinação de comida boa, música e solidariedade marcará o evento da ONG EquoSorriso – Equoterapia e Equitação Lúdica. Prestes a completar 10 anos a ONG vai promover no próximo dia 20 de maio, a 1ª Feijoada EquoSorriso. O evento é aberto ao público e acontece a partir das 11 horas, na sede da instituição (Rua Antônio Greboge, 8.000), que fica em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

A programação está repleta de atividades para as famílias, além da deliciosa feijoada que será preparada no dia. Entre as atrações estão o brinquedo inflável para as crianças e música ao vivo, com um repertório diverso. Além disso, será aberto o espaço verde da instituição para que as famílias possam realizar um delicioso piquenique no local. 

A EquoSorriso é uma organização sem fins lucrativos que atende crianças e jovens com deficiências, bem como profissionais com sintomas de depressão e síndrome de Burnout. Desde sua criação, a organização atendeu mais de 600 pacientes, a partir de dois anos de idade nas sessões de equoterapia.

“Estamos ansiosos para a comemoração dos 10 anos da EquoSorriso. No dia 23 de setembro será a grande festa, mas até lá vamos comemorando pequenos eventos que nos trouxeram até aqui. A feijoada é um sucesso maravilhoso, sem o apoio de todos que caminharam ao lado da instituição não conseguiríamos chegar a todas estas crianças alcançadas com a equoterapia. É  uma emoção”, afirma Rosana Collect, diretora e fundadora da EquoSorriso.

Os convites já estão à venda pelo Sympla ou pelo telefone (41) 99753-4439 e custam R$ 50 por pessoa (crianças até 13 anos não pagam). Também é possível adquirir os ingressos no local. Toda a renda arrecadada no evento será revertida para os trabalhos realizados pela EquoSorriso com a comunidade. 

Como surgiu o trabalho da EquoSorriso

O amor de uma jovem por cavalos crioulos e seu desejo de revolucionar o mundo de crianças com deficiências resultou na fundação da EquoSorriso em 2013. Criada como uma homenagem ao legado de Rubia Collect, que faleceu aos 17 anos, a ONG, que oferece equoterapia para potencializar crianças e adolescentes para a vida social, familiar e escolar em São José dos Pinhais (PR) recebeu esse nome devido aos largos sorrisos estampados no rosto da adolescente.

A instituição iniciou suas atividades após a família de Rubia encontrar um pré-projeto para crianças com deficiências em meio aos seus materiais escolares. Seus familiares já tinham o hábito de auxiliar  projetos sociais e, para atribuir um novo sentido às suas vidas, transformaram o sítio em que moravam, no interior do Paraná, em um espaço de acolhimento e esperança.

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza uma abordagem interdisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação para promover o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Dados da Associação Nacional de Equoterapia mostram que o método é indicado para doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico metabólicas, sequelas de traumas e cirurgias, doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais e distúrbios de aprendizagem e linguagem. 

Anterior Falta de água afeta Curitiba e Região Metropolitana nesta quarta.
Próximo Electrolux anuncia investimento de R$ 700 milhões para a instalação de uma fábrica totalmente sustentável em São José dos Pinhais