A Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) emocionou o público de Colombo na manhã desta quarta-feira (10), com uma apresentação especial na Igreja Santa Teresinha de Lisieux. O concerto integra o projeto itinerante Guaíra para Todos, que tem como objetivo democratizar o acesso à música erudita e formar novas plateias.
O diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, o colombense Cleverson Cavalheio, destacou a importância do projeto e a satisfação em levar cultura ao município.
“Além de comemorar os 40 anos da orquestra, o Guaíra para Todos fomenta a formação de plateias e desperta o interesse de jovens pela música e pela arte. Quem sabe, daqui possam surgir músicos, bailarinos, atores e futuros artistas”, ressaltou.
REPERTÓRIO LEVE E DIDÁTICO

O concerto matutino foi cuidadosamente pensado para o público infantil, com um repertório leve e acessível. Entre as peças executadas estavam clássicos como Mozart – Uma pequena serenata noturna; Zequinha de Abreu – Tico-tico no fubá; Samuel Scheidt – Galliard Battaglia; além de trilhas conhecidas das crianças, como Harry Potter e Minion Rush.
O maestro convidado Alexandre Brasolim explicou que o formato foi adaptado para manter a atenção dos pequenos. “Apresentamos cada família de instrumentos, de forma didática, para que pudessem conhecer e identificar os sons da orquestra”, disse.
APROXIMAÇÃO COM A COMUNIDADE
A secretária de Cultura e Igualdade Racial de Colombo, Marinei Vidolin, que representou o prefeito Helder Lazarotto, comemorou a presença da orquestra. “É a terceira vez que recebemos a OSP em Colombo. Hoje conseguimos reunir cerca de 800 alunos e amanhã o espetáculo será aberto a toda comunidade. É uma oportunidade única de ter a orquestra praticamente no quintal de casa”, brincou.
A emoção também tomou conta do público. A aposentada Marília Camargo, de 60 anos, moradora do bairro Guaraituba, comentou sobre a experiência. “Já vi a orquestra no Teatro Guaíra, mas aqui em Colombo é a primeira vez. Eu amo, acho maravilhoso e tenho certeza de que será um espetáculo inesquecível”, disse.
SEGUNDA APRESENTAÇÃO
A OSP retorna ao palco nesta quinta-feira (11), às 20h, no mesmo local, desta vez com um repertório voltado ao público adulto. Entre as obras estão composições de Handel, Haydn, Beethoven e Mozart, em um concerto mais longo e robusto. Entrada gratuita
SERVIÇO
Orquestra Sinfônica do Paraná em Colombo
Igreja Santa Teresinha de Lisieux – Av. Marginal Direita, 958
11/09 (quinta-feira), às 20h