PADRONIZAÇÃO E IA REDUZEM ERROS E GERAM ECONOMIA EM EMPRESAS, APONTA ESPECIALISTA

TECNOLOGIA

 

A implementação de processos padronizados e assistentes de inteligência artificial (IA) pode trazer maior precisão às operações empresariais. Segundo levantamentos da Hubina, negócios que adotaram IA em suas rotinas reduziram os erros operacionais em até 60% e o tempo gasto em atividades rotineiras em até 50%.

No setor industrial, a manutenção preditiva baseada em IA se destaca, gerando uma redução de até 50% no tempo de inatividade não planejado e uma economia de 40% nos custos de manutenção. No varejo, uma rede de supermercados diminuiu em 15% os custos de transporte e 20% as perdas de produtos perecíveis ao usar a IA em seus estoques.

EIA MAIS NO METROPOLITANO
– Leia todas as notícias de Pinhais
– Leia todas as notícias de Rio Branco do Sul
– Leia todas as notícias de Quatro Barras
– Leia todas as noticias de Cerro Azul
– Leia todas as notícias de Piraquara
– Leia tudo sobre empreendedorismo no Brasil

IA E O DESAFIO DA PERCEPÇÃO

 

Para Bruno Castro, especialista em inteligência artificial e gestão de processos, a principal barreira para empresas que ainda não adotaram a IA é a percepção dos gestores. “Ao implementar processos padronizados e assistentes de IA, é possível garantir precisão em todas as etapas, o que na prática traz menos falhas e maior confiança nas operações cotidianas”, afirma Castro.

Ele explica que a tecnologia não é inimiga das empresas. Pelo contrário, quando atua de forma preventiva, a IA reduz drasticamente as falhas e aumenta a previsibilidade. Um estudo da AIOT Brasil aponta que 14% das empresas brasileiras que integram a IA com sistemas ERP registraram menos erros nos dados, e 18% apontaram economia de custos.

“Não estamos falando de IA grátis de internet, mas de sistemas sob medida, que aprendem o que a empresa faz e percebem soluções. Este já é um novo pilar que as empresas ainda estão começando a conhecer para reduzir falhas, economizar recursos e melhorar processos, mas tudo precisa ser sob medida”, conclui o especialista.

Anterior 🩺 RIO BRANCO DO SUL SE TORNA REFERÊNCIA NACIONAL COM NOVO TESTE DE DNA-HPV PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER
Próximo INTEGRAÇÃO COM ASSISTENTES REDUZ CUSTOS E MELHORA ATENDIMENTO