Autorização de Ratinho Junior marca o início do processo seletivo que exigirá formação superior; edital será publicado no primeiro trimestre de 2025.
O Governo do Paraná deu mais um passo para reforçar a segurança pública no estado. Nesta terça-feira (21), o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou a realização de um concurso público para contratar 2.600 novos profissionais, sendo 2.000 para a Polícia Militar e 600 para o Corpo de Bombeiros.
O despacho oficial do governador foi publicado no Diário Oficial e abre caminho para a organização do certame, que será conduzido pela Secretaria da Segurança Pública em parceria com o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). O edital, contendo todas as informações sobre as etapas do concurso, prazos de inscrição e cronograma das provas, está previsto para o primeiro trimestre de 2025.
Este será o primeiro concurso das forças de segurança do Paraná a exigir formação superior, atendendo à lei sancionada em 2023 que instituiu a nova exigência. Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, o processo será conduzido com transparência e agilidade. “Essa medida reafirma o compromisso do governo em investir na proteção da população e no aprimoramento das nossas forças de segurança”, destacou.
O concurso também chega em um momento de maior atratividade para as carreiras na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros. Em 2023, a reestruturação das carreiras trouxe ganhos salariais e modernizou os cargos, além de possibilitar novas oportunidades de ascensão por meio dos Quadros de Oficiais Especialistas (QOE).
Nos últimos anos, o Paraná tem realizado investimentos significativos na segurança pública. Em 2023, 2.485 policiais militares e 419 bombeiros foram formados, além da incorporação de 98 peritos na Polícia Científica e 103 novos servidores na Polícia Civil. Atualmente, 500 futuros policiais penais estão em formação.
A iniciativa reforça o compromisso do governo estadual em garantir maior segurança e qualidade nos serviços prestados à população paranaense.