A delegação paranaense conquistou 62 medalhas na edição 2024 dos Jogos da Juventude, torneio organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) para alunos-atletas entre 15 e 17 anos, representando as 27 unidades da Federação. É a segunda melhor colocação nacional no total de medalhas, com 13 ouros, 17 pratas e 32 bronzes. As medalhas de ouro foram conquistadas nas modalidades de atletismo (5), natação (3), tênis de mesa (2), vôlei (2) e taekwondo (1).
Os Jogos terminaram no último fim de semana em João Pessoa, na Paraíba – mais de 4,2 mil atletas competiram em 18 modalidades. São Paulo levou o maior número de medalhas, com 126. Neste ano, a delegação paranaense enviou 205 pessoas para os Jogos, entre técnicos e atletas. Em 2023 o Estado conquistou 55 medalhas em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Márcia Tomadon Moreira, coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná – competição que seleciona os representantes do Estado nos Jogos da Juventude – e chefe da delegação do Estado, falou sobre o desempenho da equipe durante os 21 dias de competição em João Pessoa.
“Tivemos um elevado número de medalhas, 10% a mais que no ano de 2023. Isso demonstra o trabalho do Governo do Paraná. Só temos a agradecer aos nossos atletas, aos nossos professores, a dedicação, o compromisso, principalmente por estarem aqui e darem o seu melhor”, destacou.
Segundo Márcia, o Paraná hoje é referência no esporte escolar nacional. O objetivo da Secretaria de Estado do Esporte (SEES), acrescentou, é fortalecer ainda mais esse segmento, oportunizando aos jovens que participem dos jogos oficiais e representem o Estado em competições como essa. “Para quem ficou com vontade de estar aqui, treine, participe dos Jogos Escolares do Paraná. Os atletas que aqui estiveram foram magníficos e vocês também podem estar aqui integrando a nossa delegação”, conclui.
Os resultados completos das modalidades coletivas e individuais podem ser encontrados no quadro de medalhas, disponível AQUI.
INCENTIVO – Trinta e dois atletas apoiados pelo Governo do Estado, por meio do programa Geração Olímpica e Paralímpica (GOP), conquistaram medalhas em João Pessoa. Ao todo, eles somaram 10 medalhas de ouro, 13 de prata e 21 de bronze. O programa concede apoio financeiro, por meio de bolsas mensais, a atletas e técnicos desde a base até aqueles de alto rendimento.